Magno Maker

Colégio Magno/Mágico de Oz embarca no universo da aprendizagem criativa

Quando o assunto é Aprendizagem Criativa, o Colégio Magno/Mágico de Oz mostra que é cada vez mais possível, e caminho sem volta, ensinar usando a criatividade, inventividade e estimulando os alunos a “colocarem a mão na massa”.

Prova disso foi a participação da Escola no 3º FIC - Festival de Invenção e Criatividade, que reuniu na Universidade de São Paulo(USP), dezenas de projetos e atividades maker, produzidos por alunos de escolas públicas e particulares.

Quatro projetos foram apresentados por nossos alunos. Uma turminha cheia de talento e curiosidade, que participou de todo o processo de elaboração dos projetos. Eles levaram a sério a aprendizagem “mão na massa” e ainda fizeram bonito auxiliando visitantes de todas as idades, que prestigiaram o espírito inventivo dos jovens estudantes. Afinal, todos somos criativos.

Entre as “invenções” apresentadas durante a Mostra Interativa estão o Robô Desenhista, o Labirinto do Ratinho, a 3D Paper House e uma oficina super divertida, que estimula os participantes a produzirem seus próprios brinquedos. Todos os jogos foram produzidos com Kits Scopabits e materiais de sucata, como caixas de leite, copos, tampinhas, garrafas pets, EVA, papelão, entre outros.

Confira aqui os projetos apresentados pelos alunos do Colégio Magno/Mágico de Oz.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

A dedicação aos projetos tem dado resultados que vão além das salas de aula. São destaque mundo afora!

Um trabalho desenvolvido por alunos do Infantil II teve espaço garantido no Fablearn Conference 2019, evento que é considerado um dos mais renomados na área da aprendizagem criativa. Em sua oitava edição, o encontro reuniu em Nova York, entre os dias 9 e 10 de março, projetos de diversos países.

O Jogo das Vogais em Braile associa o som, a partir do toque de símbolos em braille, às letras e imagens correspondentes e foi produzido inteiramente pelos alunos. “Eles participaram de todo o processo, desde a concepção, passando pelo desenvolvimento com linguagens de programação, usando o Scratch Jr e o Makey Makey, até a montagem final do jogo”, explicou a professora Tatiana Feldman, que coordenou o trabalho.