Arquitetura residencial

Turmas do 8º ano estudam Matemática em aulas que simulam a reforma de casas

Quando se pensa em reformas de casa, muitas pessoas lembram de problemas. Mas, para as turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, os problemas são matemáticos! Os alunos utilizaram conceitos que aprenderam nas aulas de Matemática em uma atividade de reformulação de residências.

Na sala STEAM do Colégio, eles pesquisaram diferentes tipos de plantas residenciais. Usando tecnologia e o aplicativo maquete.io, viram os projetos ganharem vida e forma por meio da realidade aumentada. Familiarizados com o traçado das casas, começaram as pesquisas necessárias para realizar uma reforma.

Os grupos realizaram o desenho das plantas e calcularam perímetros e áreas de cada cômodo. Com esses dados, começaram uma pesquisa de preço. Para efetuar a troca do piso da residência, levantaram o custo dos diferentes materiais que poderiam ser utilizados e da mão de obra necessária. Os alunos também se programaram e realizaram cronogramas de controle das obras, para terem certeza que todos os trabalhos estariam prontos no tempo certo.

Além de exercitar conhecimentos matemáticos, essa atividade incentivou os estudantes a refletir sobre as responsabilidades que existem dentro de uma casa. Ao se envolver com uma reforma, eles se sentem parte importante nas tarefas do dia a dia. Além disso, a aula também trouxe lições sobre educação financeira e economia, ensinamentos que todos levarão para o resto da vida!