Localizando-se no espaço

Alunos do 4º ano constroem bússolas e conhecem mais sobre cartografia nas aulas de Geografia

GPS, Google Maps, Waze, geolocalização… Todos esses são termos com que os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental já estão acostumados. Mas, antes dos celulares e aplicativos, como as pessoas faziam para se orientar? Com a bússola, claro!

As turmas foram ao MagLab para conhecer mais sobre esse objeto. Com materiais simples, como agulhas, água e ímãs, produziram suas bússolas e descobriram, na prática, que as agulhas magnetizadas desses instrumentos sempre apontam para o Norte geográfico da Terra.

Desta forma, os alunos conheceram mais sobre os pontos cardeais do planeta, que são usados para orientar pessoas, construir mapas e até desenvolver os aplicativos de localização mais populares! Eles até aprenderam a utilizar a bússola em uma atividade de orientação preparada pelas professoras! Ninguém ficou perdido nessa aula!