O mais novo projeto da Educação Infantil do Mágico de Oz embarcou as crianças e suas famílias em uma viagem pelo mundo mágico das fábulas, contos de fadas e outros clássicos da literatura. A cada “era uma vez…”, descobertas e memórias que uniram gerações.

Nesta página, todos podem conhecer algumas das dezenas de atividades que estão em curso. Os projetos de trabalho representam um dos diferenciais do currículo da Educação Infantil do Mágico de Oz, e já estão plenamente integradas à Base Nacional Curricular Comum.

Nas diferentes propostas, as crianças se desenvolvem integralmente nos cinco campos de experiência: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação, e Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. Como fazem isso? Brincando, contando histórias, lendo e escrevendo, fazendo experiências, vivendo a infância, em toda a sua plenitude! Isto é ser criança no Mágico de Oz.

A história de O Mágico de Oz, que dá nome à Escola, inspirou os alunos dos 1º Anos a recriar os personagens: Dorothy, o Homem de Lata, o Espantalho e o Leão ganharam forma, graças a criatividade dos pequenos.

O Mágico de Oz

“O cabelo dela eu fiz de lã”, contou Luna, do 1º Ano D, da Olavo Bilac, ao apresentar sua Dorothy. Já a Manuela usou uma boneca para dar vida à personagem.

“Eu usei tecido para fazer a roupa dela”.

O Homem de Lata foi outro personagem que “ganhou o coração” das crianças. Usando papel alumínio, latas, garrafas e até utensílios domésticos, retirados da cozinha de casa, os alunos deram vida ao personagem que segue em busca de um coração.

“Ele queria muito amor”, relembra Ricardo, 1º Ano B, da Olavo Bilac.

Meu crespo é de Rainha

Outras histórias também despertaram a imaginação das crianças. Ao lerem “Meu crespo é de rainha”, todos foram convidados a experimentar diferentes tipos e cortes de cabelo, para aprender sobre o respeito ao outro.

Em “O macaco e a velha”, o Infantil II A do Campo Belo usou desenhos, vídeos e muita conversa para descobrir os elementos de um novo gênero textual, o conto popular.

o Macaco e a Velha

João e o pé de feijão

O gato de botas

Feijões foram plantados pelos pequenos do MiniMini e do Mini-Maternal da Olavo Bilac, após a leitura de “João e o pé de feijão”; e “O gato de botas” mostrou suas garras e todo seu gingado com as crianças do MiniMini e do Mini-Maternal do Campo Belo.

imperador

Não foi difícil escolher os personagens preferidos em “A novo roupa do imperador”, obra lida pelas crianças do Infantil II C do Campo Belo, que, claro, produziram roupas exclusivas para o nosso protagonista.

“Eu fiz uma roupa de sereia pro rei ir pro mar e conhecer as sereias”, explica Maria Alice.

1/7

a nova roupa do

A pequena sereia

Falando em sereias, ao desbravarem os segredos do fundo do mar, com “A Pequena Sereia”, os alunos do Infantil II A da Olavo Bilac não demoraram a recriar corais, conchas e animais aquáticos, com massinha de modelar, desenhos coloridas… Ah, sem falar que para as aulas, o uniforme deu lugar à roupa de banho. Tchibum!

1/3

E as histórias não param por aqui. Logo, logo a gente escreve e conta mais um capítulo… Afinal, no Mágico de Oz sempre temos “Mil e uma histórias”

para contar!