Boas Práticas Google

Alunos e professores do Magno são destaque em concurso que premiou os melhores projetos realizados com a plataforma Google

Com a aplicação da plataforma Google for Education nas salas de aula, o Colégio Magno deu um importante passo na inovação do processo educacional. Os usos das ferramentas on-line foram tão positivos que professoras e alunos foram premiados no Concurso Boas Práticas, que avaliou os melhores projetos do país que adotaram o Google de maneira educativa. Mais de 70 projetos foram inscritos e analisados pela equipe da Nuvem Mestra, e o Colégio teve destaque em todas as categorias.

A tecnologia na viagem literária

Na categoria “Professores”, as professoras Luciana Dragva Bergamini e Tamara Salomão Miamoto receberam o terceiro lugar com o projeto A tecnologia na viagem literária. Nele, os alunos do 4º ano foram desafiados a adaptar histórias de vários lugares do mundo, escritas por Ana Maria Machado, em formato de peça de teatro. Para isso, compartilharam ideias, escreveram as falas e localizaram onde os contos se originaram.

Depois de se prepararem, foi hora de subir no palco! Os estudantes apresentaram o roteiro que criaram para as professoras, enquanto outros alunos fizeram o registro da peça em fotos e vídeos. Esses registros foram, então, publicados no Google Fotos e no YouTube, com todos decidindo como seria a edição desse material.

Ao final das atividades, o 4º ano estava mais motivado e interessado na leitura, na escrita, e na criatividade artística. Segundo as professoras, além de aprofundar o ensino de Literatura, este projeto também mostrou aos alunos que eles podem ser os protagonistas do seu aprendizado.

Glosario Hablado

Já na categoria “Alunos + Professor”, o Magno teve uma Menção Honrosa com o projeto Glosario Hablado, desenvolvido pela professora Gisele Aparecida da Costa Silva e pelos alunos Gabriel Valim, Pedro Turkowski, Antonio Meleiro Filho e Sofia Marini.

Para deixar os estudos de vocabulário em espanhol no Full-Time mais divertidos, a professora desenvolveu um glossário colaborativo com os alunos do 6º ano. Por meio do aplicativo ChatterPix, os estudantes criaram vídeos usando imagens que representavam diferentes palavras em espanhol e áudios dos estudantes falando esses termos. Os resultados foram, então, publicados no Google Apresentações e no YouTube.

Por ser colaborativo, qualquer aluno pode inserir uma nova palavra ou expressão no glossário. E é isso que está acontecendo! Depois da participação do 6º ano, os alunos do 5º ano também estão animados para ajudar! Segundo Gisele, o projeto está em linha com a filosofia do Full-Time, que é promover a autonomia dos alunos em seus estudos.