Consciência Ambiental
Alunos abraçam a causa ambiental e envolvem todo o Colégio em projeto de reflorestamento a partir do uso da tecnologia com bombas de sementes

Em nossa mente, a semente. O Projeto Bombas Verdes – Semeando uma Ideia mobilizou os alunos do 5o ano num trabalho intenso de pesquisa e uso da tecnologia a favor da conscientização ambiental. No período que antecedeu a viagem de Estudo do Meio a Barra Bonita, os alunos investigaram qual seria o método mais eficaz para semear sementes de espécies nativas da Mata Atlântica. Na mistura da argila com o adubo orgânico, eles encontraram a composição ideal. No Maglab, colocaram a mão na massa e confeccionaram bombas de sementes.

Durante a viagem de Estudo do Meio visitaram a Fazenda Água Sumida e com o auxílio das imagens feitas pelo drone do Colégio, mapearam toda a área. Após a investigação da mata ciliar, definiram quais seriam os pontos de reflorestamento e lançaram as bombas de sementes.

De volta ao Colégio, o exército verde surpreendeu a todos na data em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente. Percorrendo todas as salas de aula, os alunos entregaram pacotes com bombas de sementes aos colegas do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, que poderão, agora, semear a ideia de um planeta mais verde. O envolvimento dos alunos foi o ponto alto do projeto, uma vez que eles foram os protagonistas desde o processo de pesquisa, passando pela confecção do material até a criação do slogan da campanha.

O Projeto Bombas Verdes – Semeando uma Ideia se insere no campo da educação para o desenvolvimento sustentável, um dos objetivos centrais do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Promover a conscientização de comunidades é traço forte do projeto pedagógico do Magno, que já atraiu o interesse de organizações como o SOS Mata Atlântica, por meio do Projeto Observando Rios e incentiva a utilização de squeezes no lugar de copos descartáveis.