"Ouro" da casa!

Professora do Magno conquista primeiro lugar no Festival de Vídeos de Práticas de Ensino de Matemática da USP

A Comunidade Magno está em festa!

A professora de matemática, Adriana Pinho, é a grande campeã do 1º Festival de Vídeos de Práticas de Ensino de Matemática (VPEM), na categoria Ensino Fundamental I. A iniciativa do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática da USP divulga novas abordagens ao Ensino da Matemática, baseadas nas experiências e/ou vivências de professores da Educação Básica.

Após a avaliação da Comissão Julgadora, a produção seguiu para a Votação Popular e conquistou 445 votos, garantindo o primeiro lugar na categoria. A cerimônia de premiação aconteceu no último sábado e foi transmitida pelo canal do CAEM-IME-USP no YouTube.

Com a videoaula “Tábua de Pitágoras”, ministrada para alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I e publicada no canal que mantém no Youtube, Adriana explicou de maneira prática - e agora premiada - o uso do quadro, criado para ensinar a tabuada de multiplicação por meio da associação dos números em linhas e colunas.

Sobre a conquista, suas inspirações e os desafios do ensino remoto, a professora Adriana conversou com nossa equipe. Uma entrevista que você acompanha a seguir:

• Adriana, por que decidiu participar do Festival?
    Decidi participar do Festival com o objetivo de partilhar saberes e práticas significativas no ensino da Matemática, rompendo assim o estigma social que acompanha a disciplina quanto à sua dificuldade.

• Como surgiu a ideia de criar o canal no Youtube e deixar os vídeos disponíveis para outros professores?
    Logo depois de vencer o grande desafio quanto à elaboração e produção dos primeiros vídeos, tive a ideia de criar um canal no Youtube a fim de compartilhá-los com outros educadores, permitindo a incorporação dos meus vídeos em suas aulas. Certa de que o significado do isolamento social, trazido pela COVID19, foi o rompimento de fronteiras. Preocupei-me com o sentido universal da partilha, tendo como princípio: “ ter e aprimorar conhecimentos sem poder compartilhá-los, não tem sentido”. O desejo era ajudar a todos que pudesse, mesmo sem saber a quem. Unidos, de certa forma, além dos muros das escolas, que no momento, não mais existiam, sabia que venceríamos os desafios e não permitiríamos a parada da educação, da possibilidade de ensinar, mas também de aprender.

• Foi desafiador das forma aos vídeos?
    Aos poucos fui me familiarizando com a edição de vídeos e aprimorando recursos utilizados para despertar a atenção e o interesse de alunos e professores. O feedback foi surgindo aos poucos e, durante o Festival, quando professores disseram que já me conheciam por meio do canal e usavam os vídeos em suas aulas, tive a confirmação de que todo empenho, valeu à pena!

• Como recebeu a confirmação do primeiro lugar?
    Recebi a confirmação do primeiro lugar extraoficialmente (rs), na manhã do sábado. Uauuuuu!!! Estava no WApp com a Claudinha, nossa diretora pedagógica, e as mensagens foram chegando durante todo o dia até o momento da cerimônia de premiação. Uma emoção sem fim!

• O que diria para outros professores que têm o mesmo desafio - de se reinventar remotamente - pela frente?
    Vou contar... as ideias estão fervilhando e o desejo de inspirar outros educadores em suas conquistas é ainda maior, afinal, EDUCADOR é aquele que ensina e que se reinventa a cada início de ano ou a cada necessidade individual de um de seus milhares de alunos. Alguns ainda continuarão sendo professores e replicando práticas seculares; outros como nós, movidos a desafios, estão em busca constante pela excelência em seu fazer pedagógico e estarão sempre disponíveis a outros saberes e outras possibilidades, como pudemos perceber no Festival. E que venham outros...

Parabéns, Adriana! E parabéns à nossa Comunidade que cresce, aprende e celebra junto. Ah, e vota também!

Cópia de Design sem nome.jpg