Cada um na sua tribo

Artesanato, Música e costumes… Vamos estudar a cultura indígena?

O projeto Cada um na sua Tribo é um importante resgate das imagens e símbolos dos povos indígenas e se torna ainda mais especial por termos, em 2019, o Ano Internacional das Línguas Indígenas, instituído pela UNESCO.

São muitas as atividades vivenciadas pelos alunos da Educação Infantil, que de forma lúdica têm viajado por um universo cheio de cores e riquezas. Com o recurso da lousa interativa, por exemplo, as crianças colhem informações e localizam diversas nações indígenas ao redor do mundo. Uma viagem cheia de curiosidades e saberes a cada parada!

No Núcleo Ambiental, os alunos do Fundamental I aprendem sobre o artesanato indígena. De pés descalços, eles trabalham com argila, matéria-prima utilizada pelos índios para confeccionar objetos decorativos e utensílios. Ah, e a produção ganhou cores especiais, com tintas utilizando elementos da natureza, como beterraba, açafrão e urucum.

A criançada aproveitam também as aulas de música para aprender sobre instrumentos musicais criados pelos indígenas. Caxixi, Reco-reco e Chocalho enfeitado com penas fazem a festa das crianças, que conheceram ainda o zunidor. O instrumento é conhecido por espantar os maus espíritos durante a caçada.

Oca, Maloca, Teepee ou tipi? As construções indígenas foram tema de atividades durante o projeto. As crianças ficaram curiosas para saber como moravam os índios e depois de descobrirem, usaram a imaginação para representar os tipos de construções.

Acompanhe as atividades clicando aqui.