Cada um na sua tribo

Projeto da Educação Infantil apresenta às crianças o universo dos povos indígenas

No Ano Internacional das Línguas Indígenas, o Colégio Magno/Mágico de Oz levou as crianças do Ensino Infantil e Fundamental I para uma grande viagem pela cultura dos chamados “povos originários”.

O projeto Cada um na sua Tribo propõe atividades, entre aulas temáticas e oficinas, que envolvem aprendizagens e experiências em Matemática, Ciências, Música e conhecimento do mundo. Sem falar nas Artes, rica expressão que merece destaque especial.

Estimulando o corpo, gestos e movimentos, os alunos já se divertiram com algumas brincadeiras indígenas, como peteca, pião, estilingue e o cabo-guerra. As crianças do Maternal, por exemplo, aprenderam sobre a brincadeira indígena "A Corrida do Saci", que homenageia o personagem do folclore brasileiro, o Saci Pererê. Já os pequenos do Mini Maternal fizeram uma festa com as tintas e pintaram silhuetas, numa referência às pinturas corporais feitas pelos índios.

A viagem foi também pelos sabores da culinária indígena. A atividade contou com a participação dos chefs Julia Tricate e Gabriel Coelho, que apresentaram alimentos tradicionais do cardápio indígena. Entre os sabores, frutas, legumes e raízes que são a base da alimentação dos índios brasileiros. As crianças observaram, tocaram e puderam experimentar plantas utilizadas como tempero, como chás e como perfume, como é o caso da lavanda.

Confira o resultado dessa viagem clicando aqui.