Ciências na cozinha

Aulas sobre Ciências do Ensino Fundamental II terminam da maneira mais gostosa possível: na Cozinha Experimental do Colégio

Conhecer o corpo humano e os outros seres vivos é parte fundamental das aulas de Ciências, mas a matéria não precisa ficar somente na sala de aula: ela pode estar em todos os ambientes do Colégio, até mesmo na cozinha! Foi o que aconteceu com os alunos do Ensino Fundamental II, que encerraram os estudos do semestre na Cozinha Experimental.

As turmas do 8º ano, que já analisaram corações, rins e pulmões, estudaram, desta vez, o cérebro. Após conhecerem suas partes, funções e importância, colocaram a mão na massa para construir um “cérebro comestível”. Com o auxílio da professora Rosana e da técnica de laboratórios Adriana, prepararam este prato, feito de panetones e marshmallows. Os alunos tomaram cuidado para reproduzirem tudo o que viram em aula. O resultado não só ficou semelhante a um cérebro, como também estava muito gostoso!

Já para o 7º ano, o tema das aulas foram os fungos. Além de conhecerem a anatomia deste grupo de seres vivos, os alunos também viram como são usados pelas pessoas, principalmente na culinária. Por isso, eles também foram à Cozinha Experimental para preparar uma receita de linguine com cogumelos. Cada classe cultivou seus próprios shimejis para serem usados na preparação. Além do professor Humberto, a atividade contou com uma participação especial da professora de Culinária, Adriana Knapp, que explicou os benefícios nutricionais dos shiitakes, shimejis e cogumelos tipo Paris.

Foi uma maneira deliciosa de terminar o primeiro semestre!