Ciências até debaixo d´água

Criançada cai piscina do Colégio Magno para aprender sobre o sistema respiratório

Uma aula de Ciências… debaixo d´água! Já imaginou?

Os alunos do 5º Ano participaram de uma experiência, no mínimo, inusitada: eles aprenderam sobre o sistema respiratório em uma aula prática dentro da piscina do Colégio Magno. “A proposta era fazer com que os alunos percebessem a diferença de inspirar e expirar e como os pulmões se comportam nesses processos”, explica Daniela Camargo, Coordenadora de Ciências do Magno.

Divididos em grupos, os alunos precisaram cumprir tarefas, como por exemplo, tentar se manter no fundo da piscina. Ação que ajudou a explicar o porquê de logo o corpo flutuar.  “Não conseguimos ficar no fundo, porque nossos pulmões estavam cheios de ar”, relembram os alunos.

1/7

A atividade foi dividida em estações e circuitos, onde desafios eram propostos para os grupos. Controlando a respiração os alunos tiveram que recolher objetos, escrever embaixo d´água, rosquear parafusos e ainda decifrar uma charada para abrir um cadeado. Tudo no fundo da piscina!

“Como nossa capacidade de segurar o ar nos pulmões estava limitada, tivemos dificuldade para cumprir essas tarefas. Mas entendemos que era preciso primeiro inspirar e segurar o ar para mergulhar. Depois, durante o mergulho, soltamos o ar vagarosamente. Assim foi possível permanecer mais tempo submersos”, explicam.

A aula prática contou ainda com a participação de professores de Educação Física, Clayton Oliveira e Denis Prado e do professor de Física, Marcos Ono.

Confira o vídeo: