Cinema ambiental

Alunos do 9º ano participam de atividade sobre sustentabilidade na Cinemateca Brasileira

Um bom filme é aquele que, além de entreter, é capaz de levantar reflexões e de ensinar algo novo. E foi isso o que aconteceu com o 9º ano! Os alunos saíram para uma manhã de excelente cinema! Eles visitaram a Cinemateca Brasileira para uma sessão especial sobre um tema muito importante: a sustentabilidade.

As turmas assistiram ao documentário O Mercado da Dúvida (Merchants of Doubt, 2014, EUA), que aborda as tentativas de grandes empresas norte-americanas em desprestigiar pesquisas de cunho ambiental aos olhos do grande público. O longa-metragem mostra como essas corporações usam autoridades científicas de má índole para promover a dúvida e a descrença sobre tópicos como o aquecimento global.

Após a exibição, os estudantes e professores do Colégio participaram de um fórum com um representante do Instituto Ecofalante, organização social responsável pela maior mostra de cinema ambiental do país. A participação e a maturidade dos nossos alunos sobre a preservação do meio ambiente foram o destaque do debate!

Essa atividade foi desenvolvida especialmente para o 9º ano, graças a uma parceria entre o Magno e o Instituto Ecofalante. Mas acreditamos que esse tipo de conhecimento não deve se limitar ao Colégio. Por isso, ficou combinado que duas escolas públicas também terão a oportunidade de assistir ao filme e discuti-lo em sessões gratuitas, pois, quanto mais pessoas forem mobilizadas, maior será o número de beneficiados!