Uma escola educa. Mas não há educação sem acolhimento. A primeira necessidade de toda criança é sentir-se amada e aceita. É daí que nasce a auto-estima, a confiança em si mesmo, a abertura para o novo, a investigação do entorno, a descoberta, a aprendizagem.

Por isso, o Mágico de Oz prepara com cuidado e planejamento um período em que as crianças e suas famílias simplesmente cheguem e se sintam em casa, à vontade. É hora de experimentar, de avançar, às vezes pé-ante-pé, às vezes correndo, sobre o novo ambiente.

É um tempo feliz, em que a ansiedade se mistura ao riso, e tudo surpreende.

Nessa hora, é essencial que a família esteja conosco, presencialmente, se puder, ou no diálogo contínuo. Será esse bom entendimento que dará a criança a sensação de estar em boas mãos, em um espaçø diferente da sua casa e de sua família de origem.

De nossa parte, queremos que as crianças curtam muito esse momento, e tenham um mosaico de tudo o que viverá ao longo do ano. Pois também nós vamos nos adaptar aos que chegam, para que possamos educar crianças reais, e não as idealizadas.

Esperamos esse momento, curtimos cada instante, celebramos a chegada de nossa razão de existir: as crianças!

ACOMPANHE O DIA A DIA!

Olavo Bilac