O Colégio Magno/Mágico de Oz iniciou as comemorações pelos seus 50 anos com a edição 2020 da Semana Pedagógica. Mais que uma semana de planejamento do corpo docente para o ano letivo, é uma oportunidade para que todos —   do pedagógico ao administrativo — possam conhecer as novas tendências da educação, participar de palestras, oficinas e atividades de aprimoramento. Todos prontos? Vamos, juntos, construir uma Escola ainda melhor!

BOAS VINDAS

A abertura contou com palavras da direção do Colégio. A diretora geral, Myriam Tricate, fez as boas-vindas e ditou o clima da Semana ao incentivar a dedicação e a garra de todos.

valores e competências

A diretora pedagógica do Magno/Mágico de Oz, Cláudia Tricate, falou sobre os valores pedagógicos e competências essenciais previstos no Projeto Político Pedagógico da Escola. Cidadania Global, trabalho coletivo, pensamento crítico e a cultura digital foram apenas alguns dos valores defendidos pela Diretora. Como competências, embarcadas no dia a dia do Colégio Magno, ela destacou a excelência acadêmica, a educação para a sustentabilidade, o acolhimento aos alunos, a internacionalização do ensino, entre outras. Confira! 

 #magno50anos

O diretor administrativo, Mauricio Tricate, trouxe o Magno em Números, apontando o crescimento da Escola ao longo dos anos.

Coube também a ele, iniciar oficialmente a campanha dos 50 Anos do Magno, com a apresentação de uma nova identidade visual, que já pode ser vista em nossas redes sociais, além de novos uniformes e peças comemorativas.

#Magno50tão

 

PALESTRAS

José Claudio Securato, presidente da Saint Paul e idealizador do LIT, fala sobre a transformação digital e seus efeitos sobre a sociedade, a cultura, a economia e, claro, a educação.    

O DEVIR DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O FUTURO DA EDUCAÇÃO

ONDE ESTAMOS...

ONDE QUEREMOS CHEGAR

Nesse bate papo, Piti Azevedo e Paulo de Camargo propõem reflexões para entendermos o que fizemos em 2019 e respondermos: onde queremos chegar em 2020? 

Grupos de Trabalho

GT´S

Os Grupos de Estudos e Trabalho do Colégio Magno são espaços amplos e democráticos para a trocas de ideias, de estudo e de proposição de projetos. Durante a semana pedagógica, os coordenadores dos GT´s formados apresentaram um balanço das atividades já desenvolvidas e apontaram quais ações devem ser alcançadas em 2020. Ah, e não deixaram de convidar os colaboradores para escolher e participar dos 10 Grupos já formados. 

Afinal, todos são bem vindos!

Essa praça...

é nossa!

O Grupo de Trabalho “Essa praça é nossa” formado por alunos, pais, professores e colaboradores do Magno deu uma nova cara para a praça Júlio Atlas, situada entre a Rua Lázaro Suletroni e Rua Arlindo Veiga dos Santos, ao lado da Unidade Sócrates. Nesta quarta-feira, todos foram convidados para ver de perto o resultado de semanas dedicadas à recuperação e à manutenção do espaço público "adotado" pelo Colégio. Além da visita, uma linda homenagem foi feita para um dos colaboradores do Magno, que atuou em todo o processo de revitalização da praça, falecido no começo do ano. Domício Pereira foi homenageado com o plantio de uma muda de Quaresmeira, que será agora o símbolo de sua dedicação.     

Magno INTERNACIONAL

O 2019, o Colégio Magno se consolidou como uma instituição cada vez mais internacional. Ofereceu aos seus alunos uma série de experiências em outros países, como a apresentação de trabalhos em eventos, visitas e oficinas em Universidades internacionais.

Durante a Semana Pedagógica, os próprios alunos contaram os detalhes dessas experiências: a participação no #Decarbonize: #Decolonize, projeto de mobilização colaborativa de aprendizagem que aconteceu em paralelo à Conferência do Clima da ONU, a COP 25; passando pelo XXII Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da Unesco, realizado em Portugal; até chegar ao campus do MIT, o Massachusetts Institute of Technology e aos fablabs da NuVu Studios, numa aventura cheia de tecnologia, inovação e empatia. 

AS 3 DIMENSÕES DA ESCOLA

O psicólogo e professor José Ernesto Bologna apresentou uma síntese sobre as três dimensões da escola: o pilar existencial; o pilar educacional; e o pilar escolar, citando características de cada um e estimulou a Escola a ser uma promotora de cultura. Assista!

OFICINAS

Cozinhando com os Mestres

Os chefs campeões Julia Tricate e Gabriel Coelho revelam os bastidores do Mestres do Sabor, reality show da Rede Globo. Um papo cheio de curiosidades, bom humor e muitos sabores.  

Mapas Mentais

Pollyana Notargiacomo aborda o uso dos mapas mentais no contexto educacional, com exemplos práticos em diferentes contextos do Ensino Fundamental I e II. 

Circuito didático

com imersão VR

A inovação bem diante dos nossos olhos! Nessa oficina, os participantes aprendem sobre a produção de conteúdo, adaptado aos óculos de realidade virtual. 

Jornal JOCA

O objetivo da oficina é garantir que os professores e demais colaboradores tenham no Joca, único jornal do país para jovens e crianças, uma fonte de informações sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Metodologias diversificadas para o trabalho de Matemática em sala de aula

Aprendizagem baseada em projetos e problemas, gameficação, jogos, Apps... A palestra ministrada por Kátia Smole serviu de start para uma formação que acontecerá ainda no 1º semestre de 2020.

Moderna Compartilha

A oficina para professores do Fundamental II e E. Médio os orientou sobre o uso da plataforma Moderna Compartilha, que oferece recursos para aperfeiçoar a prática pedagógica com conteúdo, tecnologia e formação nas áreas de Espanhol, História e Geografia.

Matific

A oficina para professores do 1º ao 5º ano do E.Fundamental apresentou o funcionamento da Matific, uma plataforma de atividades online de matemática, que ensina aos alunos a solução de problemas e o pensamento crítico por meio da descoberta.

Mapas Conceituais

Nesta oficina, Pollyana Notargiacomo apresentou a definição e o histórico de Mapas Conceituais, com exemplos pertinentes ao uso no ambiente escolar (anotação de aulas, elaboração de materiais para estudo, fichamentos, mapeamento de modelo mental para a verificação de como um determinado conteúdo foi apreendido pelos estudantes, entre outros).

Moderna Compartilha

A oficina para professores do Fundamental II e E. Médio os orientou sobre o uso da plataforma Moderna Compartilha, que oferece recursos para aperfeiçoar a prática pedagógica com conteúdo, tecnologia e formação nas áreas de Espanhol, História e Geografia.

Criando slides impactantes com as Apresentações Google

A oficina explorou recursos importantes das Apresentações Google (imagens, vídeos, temas, animações, transições), que podem ser usados em exposições teóricas dos professores.

Khan Academy Kids: práticas para o ensino infantil bilíngue

Os professores aprenderam a utilizar a plataforma Khan Academy em aula, tarefa de casa ou reforço - tanto no currículo normal, quanto em propostas complementares - para orientar o uso de pais e alunos. Além da oficina, os participantes ainda farão um curso online e, para encerrar, participarão de mais uma oficina presencial.

Rede Y

A oficina apresentou a Plataforma Rede Y, que traz uma abordagem formativa diferenciada para a produção de textos. Trata-se de uma nova ferramenta para que alunos e professores aprofundem o trabalho já realizado na Escola, com diversos e novos recursos de ensino.

A TABA: Clube de Leitura

Que tal criar, participar ou mediar um Clube de Leitura? Nesta oficina, a TABA propõe uma reflexão sobre a experiência estética e social dos clubes de leitura: o espaço híbrido entre a realidade e a ficção.

Contação imersiva de histórias VR

Com o uso cada vez mais frequente dos óculos de realidade virtual em sala de aula, esta oficina permitiu que os participantes aprendessem como produzir conteúdo e contar histórias, adaptadas aos óculos VR. 

Design Thinking na sala de aula

A oficina apresentou os princípios do Design Thinking, por meio da resolução de problemas com base nas etapas do método do Duplo Diamante. Durante o encontro foi possível elaborar e prototipar e ideias selecionadas.

PAR | SOMOS

A conversa com os professores do Magno foi para apresentar as mais de 800 obras de alta qualidade, com perfis e propostas variados, disponíveis no portfólio das editoras Ática, Atual, Saraiva e Scipione.

Contação imersiva de histórias VR

Com o uso cada vez mais frequente dos óculos de realidade virtual em sala de aula, esta oficina permitiu que os participantes aprendessem como produzir conteúdo e contar histórias, adaptadas aos óculos VR. 

Design Thinking na sala de aula

A oficina apresentou os princípios do Design Thinking, por meio da resolução de problemas com base nas etapas do método do Duplo Diamante. Durante o encontro foi possível elaborar e prototipar e ideias selecionadas.

Unidade Olavo Bilac 

Berçário, Educação Infantil e
1ºano do Ensino Fundamental
(11) 5522-1555
olavo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Campo Belo

Educação Infantil e 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental 
(11) 5041-2566  (11) 5532-1741 
cbelo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Sócrates 

Ensino Fundamental e
Ensino Médio 
(11) 5685-1300 
magno@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização