Salas diferenciadas

Magno participa de Congresso Nacional de Educadores, em painel que debate as novas estruturas de sala de aula nas escolas

Quando se pensa em uma sala de aula, a imagem de carteiras enfileiradas e de um professor em frente a uma lousa vem à cabeça. Mas, com as novas demandas de ensino, esse modelo está caindo cada vez mais em desuso. Para discutir como uma organização diferenciada dos ambientes de estudo pode influenciar no aprendizado, o Colégio Magno participou de um debate no Congresso Nacional de Educadores, promovido pela Pearson Education.

 

A coordenadora Lígia Brull, junto com representantes de outros colégios do estado, apresentou os desafios e benefícios da instalação de salas diferenciadas nas escolas. No Magno, esses ambientes são representados pelos espaços STEAM, onde o uso da tecnologia e o incentivo à interação entre alunos estimulam o trabalho em equipe, o empoderamento dos estudantes e a busca por soluções criativas a diferentes problemas.

 

Durante o painel, foi mostrado que, apesar de possuírem uma arquitetura diferente da sala de aula tradicional, esses espaços foram amplamente bem recebidos por pais e alunos do Colégio. As salas permitem a aplicação de aulas que se encaixam melhor na realidade tecnológica dos estudantes, resultando em uma motivação ainda maior para os estudos.

 

Mas não são só eles que aprendem. O uso desses ambientes pelos professores também foi tema das palestras. Os educadores reforçaram que os professores devem se apropriar das novidades e dos conhecimentos que essas salas diferenciadas podem trazer. O Magno já promove isso por meio de oficinas de capacitação nas quais os professores percebem, na prática, os benefícios desses locais, o que facilita na elaboração de aulas. A mudança nas salas necessita também de uma mudança na maneira de pensar dos professores.

 

A presença do Colégio no Congresso Nacional de Educadores foi uma boa oportunidade para a troca de experiências e para que todos pudessem pensar nos espaços escolares de modo criativo e educativo. Afinal, um espaço STEAM só é possível de ser criado quando vemos que a educação vai muito além da sala de aula tradicional.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Unidade Olavo Bilac 

Berçário, Educação Infantil e
1ºano do Ensino Fundamental
(11) 5522-1555
olavo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Campo Belo

Educação Infantil e 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental 
(11) 5041-2566  (11) 5532-1741 
cbelo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Sócrates 

Ensino Fundamental e
Ensino Médio 
(11) 5685-1300 
magno@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização