A História e o tempo

Alunos do 6º ano conhecem métodos de medição do tempo em atividade no MagLab

Horas, minutos e segundos. Ponteiros, relógios de pulso e até celulares. Medir o tempo é algo comum e fácil para os alunos do 6º ano. Mas sem as tecnologias que conhecemos, como as pessoas contavam a passagem do tempo?

Para responder a esta pergunta, as turmas foram ao MagLab e colocaram a mão na massa! Confeccionaram um dos mais antigos objetos de medição do tempo: a ampulheta. Usando materiais simples, como garrafas, caixas e papelão, foram desafiados a construir ampulhetas que durassem, pelo menos, um minuto. Foi o momento de colocarem a criatividade e o trabalho em equipe à mostra!

Esta atividade faz parte de uma série de estudos que o 6º ano está fazendo sobre o tempo nas aulas de História, na qual têm conhecido os diferentes métodos de cálculo do tempo e o desenvolvimento dos calendários.