Seja Bem-vindo

Prezado Colaborador,

Aqui, você encontra as respostas para as principais dúvidas trazidas por aqueles que entram para nosso time. Se houver outras, fique à vontade para apresentá-las diretamente ao seu superior ou por este canal.

Sobre uniformes

Os uniformes são fornecidos pela Escola de acordo com as necessidades de cada setor uma vez que, obviamente, são diferenciadas. Isso não significa, contudo, que este item tenha menor importância para o Colégio. Ao contrário, uma vez definida a obrigatoriedade, o seu uso é compulsório e não são permitidas substituições ou adaptações.

Os uniformes precisam, também, estar sempre limpos e em perfeitas condições de uso. Afinal, o uniforme representa a sua imagem pessoal, como um cartão de visita, bem como espelha a própria imagem da instituição.

No caso de desligamento, é imprescindível que sejam devolvidos ao Colégio, uma vez que seu uso é de caráter estritamente profissional.

 

Sobre crachás

O crachá tem a função de identificação pública do funcionário, bem como de documento de controle interno em âmbitos como segurança e procedimentos administrativos. É imprescindível, por exemplo, para a marcação de ponto. Por isso, qualquer ocorrência com o cartão deve ser imediatamente informada.

 

Horários, atrasos e faltas

O Magno trata com rigor a questão da pontualidade por diversas razões. A primeira é a cultura interna. Uma escola não se faz sem o compromisso com o tempo coletivo. Qualquer atraso impacta as atividades e prejudica aqueles que zelaram pelo cumprimento de suas responsabilidades.

Além disso, em uma escola, todos somos, em alguma medida, responsáveis pelos exemplos que damos às crianças e jovens. Se os funcionários não tomam medidas para prevenir atrasos – comuns em uma cidade com dificuldades de mobilidade –, as crianças e jovens tendem a ser descuidados com seus compromissos também.

Por isso, faltas e atrasos serão controlados com rigor e admitidos apenas em situações absolutamente justificáveis, por razões comprovadas pelos atestados cabíveis. No caso de ocorrerem por motivos médicos, devem ser justificados sempre por um atestado encaminhado às chefias imediatas, em um período máximo de
48 horas após o retorno.

Mesmo havendo justificativa plausível, é fundamental que as faltas sejam comunicadas com a máxima antecedência para que a Escola possa se organizar para não prejudicar o atendimento ao seu público – em especial, aos alunos e pais.

 

Registros de ponto

O registro de ponto não é mera burocracia, mas um documento com valor jurídico que organiza as relações funcionais no trabalho, em especial em escolas. Por isso, deve ser encarado com profissionalismo e rigor pelos colaboradores, assim como o é pela Escola.

Por isso, a falta de registro de ponto será interpretada como falta, tendo em vista que se trata de processo digital. Em casos excepcionais, será possível usar planilha com anotação manual.

As marcações devem ser registradas com um limite diário de até 5 minutos, seja no início ou no término do expediente. Os registros efetuados antes ou depois desses limites serão considerados irregulares, tendo em vista o rigor da legislação vigente.

Pelas mesmas razões, qualquer alteração de jornada de trabalho deverá ser informada por escrito imediatamente à sua chefia, que a remeterá ao Departamento Pessoal.

Eventualidades como horas extras devem ser previamente autorizadas por sua chefia.

 

Benefícios

Como principal benefício, o Magno/Mágico de Oz oferece vale-alimentação (VA), com o valor estipulado em Convenção Coletiva de Trabalho. O crédito é disponibilizado até o 5o dia útil de cada mês no cartão VR.

O colaborador terá bolsa de estudos garantida para seu filho, que ganha o direito de estudar em uma das melhores escolas de São Paulo, dentro das mesmas condições que todos os alunos. Cabe lembrar que a concessão do benefício é transitória (vale para o tempo em que o colaborador fizer parte dos quadros profissionais do Colégio) e, por isso, não possui caráter remuneratório e nem se vincula ao salário recebido.

Todos os colaboradores podem utilizar as bibliotecas do Magno, que estão entre as mais bem estruturadas e atualizadas das escolas paulistas. É possível emprestar livros, revistas, CDs e DVDs do acervo, mas observe os prazos de empréstimo!

 

Vale-transporte

Conforme o Decreto 95247/87, o Colégio Magno/Mágico de Oz oferece
vale-transporte para os colaboradores no trajeto residência–trabalho e
trabalho–residência. A mesma legislação determina que o funcionário participe com 6% do valor descontado do salário normal ou por valor fornecido de VT, sempre o que for menor.

O valor é creditado no dia 1o de cada mês, e será interrompido quando houver afastamento, como férias, faltas, auxílio-doença e outros fatores que tornem esse deslocamento desnecessário.

 

Seguro de vida

A família terá, garantida pela empresa, uma indenização correspondente a
24 (vinte e quatro) salários do colaborador, se este vier a falecer.

 

Férias coletivas

No período entre Natal e Ano Novo, o Colégio Magno/Mágico de Oz concederá, no mínimo, 10 dias de férias.

 

Participação nos lucros ou resultados/abono especial

Quando estabelecido em Convenção Coletiva, a participação nos lucros ou resultados/abono especial deverá ser pago até 15 de outubro de cada ano, dentro do percentual acordado.

 

 

Contribuição assistencial (ou sindical)

Se prevista na Convenção Coletiva, o colaborador contribuirá o correspondente a 1% do salário nominal em número de parcelas e limites constantes no acordo. Caso o colaborador não concorde com esse desconto, deve procurar o sindicato de sua categoria para formalizar sua oposição, trazendo cópia protocolada ao DP.

 

Não custa lembrar

 Todos os colaboradores devem zelar pela agilidade da comunicação com a Escola, o que pode ser urgente em muitas situações. Por isso, mantenha seu cadastro sempre atualizado.

Evite desperdício de material. Isso não é uma questão apenas de economia, mas, sobretudo, de responsabilidade socioambiental, que é um dos valores mais importantes para o Colégio Magno/Mágico de Oz.

Cuide bem de seus equipamentos de trabalho. Afinal, você precisa deles para o melhor desempenho de suas funções. Caso haja necessidade de manutenção, informe imediatamente.

Trabalhe com profissionalismo e foco, pensando em você, em seus colegas e na empresa da qual você faz parte. A tecnologia traz muitos benefícios, mas também pode atuar como fator de dispersão. Controle o uso da Internet, não use os telefones para assuntos pessoais e urgentes e evite o uso de celulares no seu ambiente de trabalho.

Por fim, cuide dos relacionamentos com colegas e também com chefias. A hierarquia deve ser respeitada como uma estrutura de gestão, que tem como finalidade principal garantir os melhores serviços para o público final do Magno – as crianças e adolescentes que educa. Todos os setores contribuem para isso e todas as suas ações têm impacto no conjunto. Fazemos parte de um mesmo time, que joga melhor quando joga junto. Bom trabalho!

 

Atenciosamente,

 

A Direção

 

Unidade Olavo Bilac 

Berçário, Educação Infantil e
1ºano do Ensino Fundamental
(11) 5522-1555
olavo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Campo Belo

Educação Infantil e 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental 
(11) 5041-2566  (11) 5532-1741 
cbelo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Sócrates 

Ensino Fundamental e
Ensino Médio 
(11) 5685-1300 
magno@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização