Marcelo Rubens Paiva

A conversa com

Com o tema Resgatar a memória, inventar o futuro, a FLIM - Festa de Literatura e Inovação do Magno começou em grande estilo na noite da última segunda-feira (03). Para iniciar essa semana totalmente dedicada à leitura e à inovação, um convidado super especial visitou o Magno: o escritor, roteirista e dramaturgo, Marcelo Rubens Paiva.

A Conversa com o Autor foi uma oportunidade de diálogo e aprendizagem para o público que esteve na Unidade Campo Belo. Crianças, pais e professores ouviram Marcelo Rubens Paiva relembrar o início de sua carreira, os desafios da literatura atual e a presença cada vez mais marcante da tecnologia, pautando os debates atuais. O desenhista Orlando Pedroso mediou o bate papo.

A relação com o pai, o ex-deputado federal Rubens Paiva, cassado e exilado pelo Golpe de Estado no Brasil em 1964, fez o escritor relembrar de um episódio emocionante. Durante sua participação na 12ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), Marcelo Rubens Paiva foi às lágrimas ao falar da morte do pai durante a Ditadura. “Eles perguntaram se poderiam colocar o áudio de um discurso do meu pai. Quando me dei conta, eu estava ouvindo a voz dele, ali na frente de todo mundo. Não deu para segurar.”, explicou.

Até a próxima quinta-feira (06), A FLIM promove encontros com autores todas as noites, em atividades abertas a alunos, professores, pais e ex-alunos. No sábado, dia 8 de junho, acontece a exposição de trabalhos, uma feira de livros, oficinas interativas, palestras, e, claro, mais oportunidades de um diálogo direto com escritores, artistas gráficos e criadores, que têm na palavra sua principal forma de expressão. Participam nomes como Laerte, Ilan Brenman, Daniel Munduruku, Orlando Pedroso, Fábio Moon, Gabriel Bá, entre outros.