A cor dos objetos

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental aprendem propriedades sobre cor e luz em aula prática

É possível ter uma boa aula em uma sala completamente escura? Se o tema são cores e luz, é um ótimo lugar! E foi exatamente assim que os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental aprenderam na prática conceitos de óptica: vendo os diferentes comportamentos da luz em meio à escuridão.

Os alunos chegaram ao Auditório às escuras prontos para uma aventura. Logo na entrada, eles usaram a fumaça de desodorantes para ver lasers que cruzavam a sala e desviá-los. Com lanternas de luzes coloridas, eles também se dividiram em grupos de detetives e exploraram o Auditório em busca de objetos escondidos pela professora. Quando os encontravam, o desafio era descobrir a cor desses objetos. Todos queriam ser o grupo que acertasse mais cores. Até mesmo as professoras e coordenadoras entraram na brincadeira!

Quando foram reveladas as verdadeiras cores dos objetos, as turmas perceberam a importância da luz na percepção das cores. Esta aula é parte da sequência de estudo que o 5º ano está fazendo sobre o tema. Além dela, os estudantes também analisaram a propriedade das cores fabricando tintas a partir de gemas de ovos, em uma aula ministrada em inglês e elaborada em conjunto com professores da disciplina.