Culinária diferente

Alunos do 4º ano identificam diferentes nutrientes em uma aula na Cozinha Experimental do Colégio

Uma xícara de lipídeos, oito unidades de proteína animal, três xícaras de carboidrato de trigo... Tem algo errado nessa receita? Não para os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental! Reconhecer diferentes nutrientes foi o tema de uma aula especial de Ciências, na Cozinha Experimental.

As turmas receberam receitas escritas com nomenclatura científica. No lugar dos ingredientes, estavam os nomes dos nutrientes. O que será que cada um representava? E do que será que era essa receita? Cada aluno deu seu palpite e apresentou à classe.

Para descobrir a resposta, a Cozinha Experimental foi o lugar indicado. Lá, eles descobriram que a receita era de bolo de laranja; que o carboidrato era a farinha; a proteína animal, os ovos; os lipídeos, os óleos; e o reagente químico, o fermento.

Após fazerem essa associação, foi hora de colocar a mão na massa. Alunos, professores e coordenadores assaram o bolo em um dia que, além de científico, foi muito saboroso!