Um ingrediente, muitas receitas

O uso dos ovos em pratos diferentes é destaque nas aulas de Culinária no Ensino Integral

Quem passa pela Cozinha Experimental durante a tarde sempre sente um cheirinho bom de comida. E, nas últimas aulas do curso de Culinária nas Unidades Sócrates e Campo Belo, este cheiro foi de ovos. Alunos dos 2º, 3º, 7º e 8º anos e a culinarista do Colégio, Marcela Maia, realizaram uma série de receitas com esse ingrediente para provar a sua importância e versatilidade.

Nossos cozinheiros fizeram ovos fritos com pouca gordura, ovos estalados, ovos mexidos, omeletes e ovos cozidos. Em cada prato, aprenderam dicas para a hora do preparo. Quanto tempo deixar o ovo cozinhando para a gema ficar no ponto certo? Como evitar que ocorram vazamentos no momento do cozimento? Quais são as características do ovo pasteurizado? A atividade permitiu que os alunos respondessem a todas essas dúvidas.

Mas ainda dá para se fazer muito mais com este alimento! As turmas fizeram quindins e suflês de queijo para comprovar que até doces e salgados podem ser preparados à base de ovos. Com isso, entenderam o papel das gemas e das claras nas receitas e os efeitos de cada uma delas para o prato final.

Além de fazerem comidas deliciosas, os alunos também aprenderam a selecionar bons ovos e como este alimento é nutritivo, além de ser muito importante para o desenvolvimento cerebral. E nada melhor do que terminar a aula comendo o que prepararam. É de dar água na boca!