Debate histórico

Alunos do 4º ano discutem questões sobre os papéis de indígenas e colonos no Brasil durante o século XVII

Por que e para que os colonos queriam dominar os índios? Quem era o dono da terra? Como os indígenas reagiram? Quais foram as contribuições dessas duas culturas tão diversas para a formação da cultura brasileira?

 

Para sanar essas dúvidas, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental participaram do debate “Indígenas x Colonos”, que fechou uma rica série de estudos em que eles tiveram a oportunidade de perceber as diferenças entre o modo de vida de cada uma dessas personagens do século XVII e os impactos desencadeados por essa aproximação.

 

Os estudantes dividiram-se em duas bancadas - de Indígenas e de Colonos -, levantando argumentos que justificassem as atuações de cada grupo. Desse modo, o debate possibilitou a troca de ideias, discussões e alguns conflitos também.

 

Utilizando o aplicativo Note.ly, eles levantaram questões, compartilhando com todos da classe. Após o debate, os alunos registraram suas impressões em um documento colaborativo postado no Google Classroom.

 

Os estudantes também aprenderam o que é um debate, como acontece e quais são as suas regras.

 

Esses momentos contribuem não somente para que os alunos adquiram conhecimentos acadêmicos, próprios da disciplina de História, mas também para a formação de um sujeito atuante, capaz de refletir, argumentar, ouvir e considerar o ponto de vista do outro.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Unidade Olavo Bilac 

Berçário, Educação Infantil e
1ºano do Ensino Fundamental
(11) 5522-1555
olavo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Campo Belo

Educação Infantil e 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental 
(11) 5041-2566  (11) 5532-1741 
cbelo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Sócrates 

Ensino Fundamental e
Ensino Médio 
(11) 5685-1300 
magno@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização