Debate histórico

Alunos do 4º ano discutem questões sobre os papéis de indígenas e colonos no Brasil durante o século XVII

Por que e para que os colonos queriam dominar os índios? Quem era o dono da terra? Como os indígenas reagiram? Quais foram as contribuições dessas duas culturas tão diversas para a formação da cultura brasileira?

Para sanar essas dúvidas, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental participaram do debate “Indígenas x Colonos”, que fechou uma rica série de estudos em que eles tiveram a oportunidade de perceber as diferenças entre o modo de vida de cada uma dessas personagens do século XVII e os impactos desencadeados por essa aproximação.

Os estudantes dividiram-se em duas bancadas - de Indígenas e de Colonos -, levantando argumentos que justificassem as atuações de cada grupo. Desse modo, o debate possibilitou a troca de ideias, discussões e alguns conflitos também.

Utilizando o aplicativo Note.ly, eles levantaram questões, compartilhando com todos da classe. Após o debate, os alunos registraram suas impressões em um documento colaborativo postado no Google Classroom.

Os estudantes também aprenderam o que é um debate, como acontece e quais são as suas regras.

Esses momentos contribuem não somente para que os alunos adquiram conhecimentos acadêmicos, próprios da disciplina de História, mas também para a formação de um sujeito atuante, capaz de refletir, argumentar, ouvir e considerar o ponto de vista do outro.