Aluna do Magno representa Brasil em encontro internacional sobre mudanças climáticas

Manuella de Palma estará entre os 12 apresentadores indicados; evento, que antecede a Conferência do Clima da ONU, em Glasgow, acontece no dia 24 de março, com representantes de todos os continentes

No próximo dia 24 de março, jovens de diversas partes do mundo se reúnem com a Secretaria da ONU para a Juventude para debater um tema que mobiliza a humanidade e desafia as novas gerações: as mudanças climáticas. Entre os 12 apresentadores, um representante do Brasil: a adolescente paulista Manuella de Palma, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Magno.

"Os apresentadores são um grupo incrível de 12 jovens líderes,  brilhantes, apaixonados e agentes de mudança", diz Sarah Flynn, diretora da organização canadense Centro para a Educação Global (CGE), que desenvolve o projeto #Decarbonize: #Decolonize, sob o patrocínio da UNESCO. Os representantes das escolas, com idades entre 13 e 18 anos, vão defender medidas urgentes para o enfrentamento das mudanças climáticas e maior engajamento juvenil.

Esses jovens representam as vozes de milhares de seus pares para um painel de líderes climáticos, que antecede a Conferência do Clima da ONU, em novembro, em Glasgow, Escócia.

O Brasil vem sendo representado pelo Colégio Magno, membro do Programa das Escolas Associadas da UNESCO há 15 anos, e que desenvolve diversos projetos relacionados à educação para a mudança climática e para a sustentabilidade. Está a caminho de se tornar uma escola auto-sustentável, gerando a própria energia e reaproveitando resíduos para gerar biogás e adubo.

Entre outros projetos, a Escola vem participando das conferências internacionais do clima e passou a integrar o programa #Decarbonize: #Decolonize, que busca ampliar a participação dos jovens na educação para as mudanças climáticas, fazendo com que suas opiniões sejam ouvidas.

Em 2020, o #Decarbonize reuniu milhares de alunos e educadores de 43 países por oito meses de atividades contínuas e aprendizagem ambiental baseada em projetos. O conhecimento gerado foi compartilhado por meio de postagens em blogs, fóruns, concursos de arte, podcasts e videoconferências, culminando com um “#Decarbonize Global Youth Report”, que reuniu os pensamentos, opiniões e ações dos jovens participantes.

Participarão do encontro do dia 24 de março, entre outras autoridades, James Grabert, Diretor de Mitigação da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC); Alexander Leicht, Chefe de Educação para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO e Amy Wickham da área de Clima e Ambiente da UNICEF.

O evento é decorrência de discussões e atividades ligadas ao Painel do Clima, que envolve também alunos e escolas de diversos países. As apresentações terão transmissão ao vivo pelo Youtube, no link: https://youtu.be/FdmC3EEo-Fo, e acontecem às 11h (horário de Brasília), com duração prevista de 45 minutos. A imprensa será convidada para uma conferência por zoom paralela ao debate.

Para saber mais, acesse o site do projeto: http://decarbonize.me.

decarbonize.png