Dia Internacional da Mulher

Turmas do Ensino Médio conversam com Adriana Tescari, diplomata e ex-aluna do Magno

O Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, é uma data para comemorar as conquistas alcançadas pelas mulheres durante a história. Mas também é momento de conscientização de que muito deve ser feito para atingir uma igualdade de oportunidades plena entre homens e mulheres. Para reforçar a importância desta reflexão, os alunos do Ensino Médio receberam a diplomata Adriana Tescari para uma conversa sobre a presença feminina na sociedade.

Adriana é ex-aluna da Escola e hoje é conselheira do Ministério das Relações Exteriores e chefe do setor de Política Externa e Defesa na Embaixada do Brasil na Bélgica. Formada em Direito pela USP e Mestre em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, também é autora do livro “A violência sexual contra a mulher em situação de conflito armado”, em que relata o efeito das guerras sobre a segurança das mulheres.

Em sua fala, Adriana ressaltou como acontecimentos geopolíticos e biológicos — como guerras, mudanças climáticas e até mesmo a própria pandemia de Covid-19 — afetam mais as mulheres em termos de discriminação e violência, independentemente do país e da cultura em que ocorrem. Com isso, a necessidade de mais mulheres em cargos de discussão sobre essas questões é muito importante, exigindo uma política externa que leve em conta as questões de gênero.

A diplomata reforçou três pontos que podem ser aplicados no dia a dia para diminuir a discrepância entre homens e mulheres: desconstruir estereótipos, enxergar além do nosso próprio contexto e conhecer a história, reconhecendo as conquistas das mulheres em diferentes períodos e partes do mundo. “Eu acho importante a gente reconhecer essas lutas e esses direitos que a gente tem hoje e dar valor a esses direitos porque esses direitos não são garantidos. A história não é linear”, ela diz.

Além disso, Adriana pôde contar um pouco sobre sua experiência como diplomata, carreira majoritariamente ocupada por homens. Ao final, alunas e professores do Ensino Médio puderam tirar suas dúvidas via chat não só para saber mais sobre esta área do Direito, mas também discutir o papel da mulher na sociedade. Veja a palestra na íntegra em nosso canal no YouTube.

dia_da_mulher.png