Diálogos Literários

No pique do vestibular, os alunos da 3ª série do Ensino Médio participam de encontros para discutir os livros exigidos nas provas

Toda segunda-feira à noite, o Colégio já está silencioso, mas muitas vozes continuam sendo ouvidas na Biblioteca Central. São os alunos da 3ª série do Ensino Médio. Para eles, o dia de estudo ainda não acabou. Depois de um lanche no Restaurante, é hora de analisar os livros exigidos pelos principais vestibulares do país: são os Diálogos Literários.

Semanalmente, os estudantes se encontram com o professor Cadu, de Produção Textual, e destrincham os principais pontos de cada obra. As aulas são baseadas na lista obrigatória da Fuvest. Seguindo as exigências dessa prova, os alunos analisam não somente a narrativa, mas também o contexto em que os livros foram escritos, as características de estilo dos autores e os diferentes movimentos literários.

Os encontros também dão bastante ênfase à interdisciplinaridade. Além da equipe de Literatura, professores de História, Geografia, Filosofia e Artes participam para promover o diálogo das obras com diferentes textos, áreas e correntes de pensamento. Dessa forma, o aluno chega ao vestibular com conhecimento que vai além dos livros.

Os Diálogos Literários fazem parte do programa de incentivo do Magno à preparação do aluno no Ensino Médio. Além dos encontros, o Colégio oferece o 3º+, curso de revisão complementar no período da tarde, sem custos adicionais. A Escola também promove conversas com profissionais já estabelecidos em suas áreas, visitas a diferentes faculdades e um programa de orientação de carreira.