Línguas Indígenas

Alunos do Colégio Magno visitam Aldeia Boa Vista, no litoral de São Paulo, para produzir documentário sobre povo Guarani 

Do alto da Tekoá Jaexaá Porã – ou, em português, Aldeia Boa Vista - o horizonte revela Prumirim. O visual que une mar, rio e Mata Atlântica dá as boas vindas aos alunos do Ensino Médio do Colégio Magno, que pegaram a estrada rumo ao litoral, para conhecer uma das poucas aldeias indígenas que resistem ao tempo e preservam a história de seu povo.

 

O acesso se dá por uma trilha. A caminhada em meio ao verde da mata é acompanhada pela ansiedade dos jovens estudantes, que além de visitarem o local, guardam uma missão: produzir um documentário sobre o povo indígena Guarani Mbya, conhecido assim por ocupar a região do litoral. 

 

A atividade foi acompanhada pelo Coordenador de Ciências Humanas do Colégio Magno, Raildo Alencar, e pelos professores Márcio Raimundo “Cazé” e Adriana Rodrigues, e faz parte do Ano Internacional das Línguas Indígenas, definido pela UNESCO, que estimula a conscientização e preservação das línguas indígenas no mundo. 

 

Como escola integrante da Rede PEA UNESCO, tendo sua Diretora Geral, Myriam Tricate, como Coordenadora Nacional da Rede, o Magno desenvolveu uma série de projetos e atividades ao longo do ano, tendo a Língua Indígena como tema norte.

 

Na Aldeia Boa Vista os alunos foram recebidos por representantes das famílias que vivem na comunidade. Ao todo cerca de 40 famílias vivem numa área de 920,66 hectares, localizada a 1,5 Km da BR101. Após serem apresentados, o grupo conversou com os moradores do local, conheceu o espaço e participou de um ritual de boas vindas na Casa de Reza, área de convivência para a população, onde os visitantes só entram quando convidados.

1/10

Divididos em grupos, os estudantes deram início a produção audiovisual, depois de aprenderem sobre técnicas de captação de imagens e áudio, ainda na Escola. A primeira parada para gravações e entrevistas aconteceu na escola indígena local, a Escola Estadual Indígena Aldeia Boa Vista, onde os alunos de 1ª e 2ª séries aprendem sua língua de origem, o “guarani-mbya”, e os de 3ª e 4ª séries recebem aulas em português. 

 

A preparação do almoço também mereceu a atenção dos estudantes do Magno, que registraram a preparação dos alimentos, conversaram com os hábitos alimentares dos Guaranis e puderam saborear um saboroso peixe com mandioca, comida típica local.  

 

O turismo comunitário e o artesanato são as principais atividades geradoras de renda da comunidade. Por isso, os alunos participaram de oficinas de produção de cestas, observando a precisão e delicadeza como são entrelaçadas as tiras de taquara; de arco; flechas; e de armadilhas de caça. Além disso, entrevistaram o Pajé Venâncio, líder do povo Guarani local, e caminharam pela região registrando cada detalhe da flora, para aprender sobre as plantas medicinais usadas pelo povo indígena.   

 

Com uma câmera nas mãos e ao longo de três dias, os alunos do Magno captaram a essência dos Guarani Mbya. Ouviram deles relatos e pedidos que mostram a necessidade de discutir e reconhecer a importância dos que primeiro habitaram o país e que, hoje, lutam para terem preservadas suas tradições. Mais que uma aula, a experiência marcou um encontro com a história, testemunhada pela natureza, embalada pelo canto guarani e pela simplicidade de um povo simples e generoso.

 

“Os alunos desenvolveram uma grande interação com os moradores da aldeia, em especial com as crianças. Foi muito bom vê-los interagindo, questionando, buscando entender o outro, o modo de vida, as tradições, crenças. O que eles aprenderam com essa experiência seguirá com cada um para o resto de suas vidas”, conta Raildo. 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Unidade Olavo Bilac 

Berçário, Educação Infantil e
1ºano do Ensino Fundamental
(11) 5522-1555
olavo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Campo Belo

Educação Infantil e 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental 
(11) 5041-2566  (11) 5532-1741 
cbelo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Sócrates 

Ensino Fundamental e
Ensino Médio 
(11) 5685-1300 
magno@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização