ENEM 2018

Exame coloca Colégio Magno entre as 16 melhores de São Paulo e os 1% do Brasil

A última edição do ENEM reforçou o bom desempenho do Colégio Magno ao longo dos últimos anos. O Colégio é o 16º melhor colocado, entre as escolas da capital paulista, e a terceira melhor colocação na Zona Sul da cidade. No Brasil, foi o 116º entre 11,2 mil instituições (ficando no grupo dos 1% com desempenho mais alto). Se o resultado já é bom em si mesmo, fica ainda melhor quando se compreende a proposta e a dinâmica de funcionamento desta avaliação.

Desde que foi criado, há 20 anos, o ENEM se firmou como o indicador de qualidade de ensino mais conhecido pelas famílias brasileiras. Mas é preciso cuidado: o exame reflete o trabalho ao longo da escolaridade, e é preciso interpretar os resultados para além da posição em um ranking. Afinal, escolas que não fazem seleções de entrada (como vestibulinhos) e cujos alunos participam maciçamente do exame muitas vezes sofrem desvantagens comparativas.

Da mesma forma, escolas que se organizam em torno da métrica de resultados podem abrir mão de outras funções importantes da escola, como inovar e preparar para a cidadania plena.  Por tudo isso, a comunidade do Magno comemorou o resultado de mais esta edição.

O resultado do ENEM em escola como o Magno é uma expressão do trabalho realizado ao longo de toda a escolaridade, desde a Educação Infantil. Prova disso é o alto desempenho alcançado em Redação, bem como a diversidade de opções buscadas por seus alunos - que podem encontrar, na escola, espaço para reconhecer e desenvolver diversos talentos. "Nossa proposta tem por objetivo preparar o aluno para alcançar seu sonho, qualquer que seja ele", diz a diretora Cláudia Tricate.

Para os que buscam lugares disputados, como os das universidades públicas e de faculdades inovadoras, como Insper e IBMEC, o Magno oferece também recursos como o “3º+”, um curso complementar que permite aos estudantes revisar todo o conteúdo do Ensino Médio, no contraturno das aulas.

Também fazem parte da rotina de estudos encontros extras para discutir as obras literárias exigidas pelos exames, aulas dedicadas à produção textual, avaliações semanais e um programa de apoio ao aluno com plantões de dúvidas.

Essa estratégia permite que a Escola continue avançando em propostas abertas de educação, inovando ao introduzir plataformas educativas desde a Educação Infantil e adotando o BYOD - hoje, todos os alunos a partir do Ensino Fundamental II trazem diariamente seus dispositivos digitais para uso em sala de aula. Da mesma forma, o Colégio é uma escola referência Google, mostrando que bom desempenho em avaliações pode conviver com uma educação integral, contemporânea e inovadora.