Energia e música

Alunos do 2º ano aprendem sobre condutividade, usando kits maker, programação e música

O corpo humano é capaz de muitas coisas: correr, chutar, arremessar, nadar. Mas fazer sons e conduzir eletricidade? É claro! Foi o que as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental descobriram em uma aula que misturou programação, eletricidade e música no laboratório MagLab.

Para começar, as crianças viram vídeos do grupo Barbatuques, que faz músicas inteiras somente com sons do corpo. Depois de se inspirarem, conheceram como os circuitos elétricos funcionam por meio de uma atividade diferente. Todos deram as mãos e formaram uma roda, representando o circuito. Um aluno começou a “corrente”, apertando a mão do colega ao lado. Cada aluno passou a “eletricidade” pelo circuito desse mesmo modo, até chegar em outro aluno que fez a vez da lâmpada, que piscava todas as vezes que a corrente o alcançava.

Sabendo como o corpo pode fazer sons e como os circuitos elétricos funcionam, foi hora de juntar os dois. Usando kits Makey Makey, fizeram pianos cujas teclas eram massinhas ligadas a Chromebooks. Mas o som só saía do computador se os alunos estivessem encostados uns nos outros, fechando o circuito. Além disso, experimentaram os diferentes materiais do MagLab para ver quais eram bons condutores de energia. São a arte e a tecnologia se unindo!