Estudo do Meio… ambiente!

Alunos da 1ª série do Ensino Médio preparam desenho de calçada que será colocada em frente ao Colégio

Não tem melhor maneira de estudar sobre os diferentes ecossistemas do que conhecê-los pessoalmente! O 7º ano do Ensino Fundamental teve essa oportunidade na viagem de Estudo do Meio para o litoral paulista.

Os estudos abordaram questões sobre sustentabilidade e preservação. Na Ilha do Cardoso, as turmas conheceram ecossistemas como o manguezal, a Mata Atlântica, a mata de restinga, as praias e o costão rochoso. Nesses ambientes, analisaram solo, seres vivos e vegetação, além de verem de perto como as ações do homem causam impactos no meio ambiente. Durante a travessia do mar em voadeiras, até golfinhos foram vistos pelos alunos!

Nos municípios de Iguape e Cananeia, os alunos também realizaram estudos sobre os patrimônios materiais e imateriais no Morro do Espia, Valo Grande e no Antigo Porto. Em visita à Comunidade Quilombola Mandira, conheceram a importância da memória e da cultura nas comunidades. Lá, acompanharam os trabalhos de criação de ostras entre as famílias.

Mais do que uma viagem, foi uma ótima maneira de conhecer os ambientes estudados em sala de aula.