ESTUDO DO MEIO

SÃO LUIZ DO   PARAITINGA

Preparem as malas e afivelem os cintos! Em mais uma proposta inovadora, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Magno tomam a estrada em direção à São Luiz do Paraitinga. Mas dessa vez, sem sair de casa. Como assim?

Em um contexto de restrições de mobilidade, como o que vivemos, o aguardado Estudo do Meio acontecerá em um ambiente virtual, com o auxílio de óculos VR. É bem verdade que nada substitui uma viagem como essa feita ao vivo e em cores, mas a tecnologia permite uma experiência rica e interativa.

Para essa aventura, o conteúdo foi desenvolvido em parceria entre o Magno, a Quíron (agência de turismo educacional que realizava a viagem presencial) e a startup Vis, e representa um passo inédito no uso pedagógico dessa tecnologia.

Será uma viagem longa e detalhada, como se fosse no mundo físico. Em um dia e meio de atividades programadas, intercalando equilibradamente propostas de atividades reais e o uso da realidade imersiva,  os alunos visitarão locais históricos, ouvirão histórias, farão trabalhos em grupo, atividades mão na massa – e até mesmo o floating. Ou seja, tudo o que fazia parte da viagem realizada (e muito aguardada) todos os anos pelos alunos desta série.

#PartiuParaitinga

Nascida em um período de riqueza vivido no século XIX, São Luiz do Paraitinga é um patrimônio histórico-cultural dos mais preservados do Estado. Em janeiro de 2010, uma enorme enchente deixou marcas profundas na memória de toda a população da cidade, mas isso se transformou em objeto de pesquisa e reflexão. A força da identidade de sua gente garantiu a sinergia necessária para a reconstrução do espaço.

Além do sítio histórico, os alunos terão contato com os costumes preservados de sua gente, as festas populares, a fala caipira, histórias esquecidas nas metrópoles e as oficinas de adereços de carnaval.

Hora do

CHECK-IN!

CAMPO BELO

SÓCRATES

4ºa

Entrega dos óculos dia 20 de outubro;

Data da viagem: 21 e 22 de outubro;

Os equipamentos serão recolhidos dia 22 de outubro, a partir das 12h.

4ºa

Entrega dos óculos dia 28 de outubro;

Data da viagem: 29 e 30 de outubro;

Os equipamentos serão recolhidos dia 30 de outubro, a partir das 12h.

4ºb

Entrega dos óculos dia 23 de outubro;

Data da viagem: 26 e 27 de outubro;

Os equipamentos serão recolhidos dia 27 de outubro, a partir das 12h.

4ºb

Entrega dos óculos dia 30 de novembro;

Data da viagem: 04 e 05 de novembro;

Os equipamentos serão recolhidos dia 05 de novembro, a partir das 12h.

4ºc

Entrega dos óculos dia 23 de outubro;

Data da viagem: 26 e 27 de outubro;

Os equipamentos serão recolhidos dia 27 de outubro, a partir das 12h.

Equipamento

Você receberá em casa um kit numerado, composto pelos seguintes itens:

- 1 óculos VR;

- 1 controle;

- 1 carregador;

- 1 adaptador para

tomada padrão NBR.

Orientações de uso e segurança

1. Após 20 minutos de uso consecutivos dos óculos, peça ao seu filho que dê uma paradinha, tome uma água, um suco, e depois já pode voltar;

2. Oriente seu filho a ficar a maior parte do tempo sentado. Os acidentes ocorrem quando você acha que pode sair andando e acaba esbarrando em algum lugar;

3. Confira se ele está perto de objetos pontiagudos. Quinas, pontas, plantas com espinho, por exemplo, devem estar longe de onde as mãos possam alcançar;

4. Lembre-se dos animais de estimação. Eles gostam de ficar ao lado das crianças e, de óculos, elas não poderão enxergá-los. Tente deixá-los num outro ambiente;

5. Se possível, fique por perto. Se seu filho é menor de 13 anos, combine com ele um horário para estarem juntos no momento do uso. As crianças podem esquecer que estão no mundo virtual e realizar movimentos bruscos ou sair caminhando.

A higienização

do equipamento

1. Lave as mãos e o rosto antes de usar os óculos e o controle;

2. Use luvas descartáveis ao manusear produtos de limpeza e não as reutilize;

3. Limpe seus dispositivos (óculos, controles e outros elementos que foram manuseados) com lenços desinfetantes não-abrasivos (sem alvejante). A superfície deve ficar visivelmente úmida e a limpeza deve ser realizada cerca de 10 minutos antes do uso dos equipamentos;

4. Limpe a interface dos óculos com um pano limpo e água para remover qualquer limpador residual e deixe secar completamente antes de usar novamente;

5. Use um pano seco de microfibra para limpar as lentes dos óculos;

6. Deixe o seu equipamento VR secar completamente ao ar após a limpeza e, sempre, antes do próximo uso (por pelo menos 10 minutos). Use um pano de microfibra seco (diferente do usado para as lentes, pois o álcool pode danificá-las) para remover qualquer umidade ou resíduo.

Obs: Jamais aplique o líquido desinfetante diretamente nos equipamentos

Fale Conosco

O Magno é parceiro da plataforma VIS, desenvolvida por alunos de pós-graduação da Universidade de Stanford, desde 2019, funcionando como uma espécie de incubadora para o projeto no Brasil. A plataforma permite que os estudantes participem de experiências educativas digitais utilizando óculos de realidade virtual, seja em aulas criadas pelos próprios professores ou por programas específicos desenvolvidos para as mais diversas áreas de conhecimento.

Caso precise de ajuda com o manuseio do equipamento ou tenha dúvidas sobre o uso, escreva para o Suporte Técnico EAD, no ClassApp.

Estamos prontos para lhe ouvir!

Equipe Magno/VIS