Expoletra 2018

Colégio Magno e Mágico de Oz preparam exposição de trabalhos, atividades e palestras para mostrar a importância da literatura

Incentivar a leitura sempre esteve entre as prioridades do Colégio Magno/Mágico de Oz. Durante o ano, os alunos realizaram uma série de trabalhos com foco na literatura. Mas o prazer pelos livros não pode ficar somente dentro da sala de aula. Com essa ideia, o Colégio preparou um grande evento para compartilhar a importância de ler com pais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I: a Expoletra 2018!

Durante uma tarde de sábado, a Unidade Sócrates ficou repleta de exercícios realizados pelos alunos, envolvendo a leitura e a escrita. Foram muitos textos, desenhos e brincadeiras preparados pelas crianças, inspirados em diferentes gêneros, como o conto, a carta, o diário e muitos outros tipos de produções que trabalharam a narrativa, a descrição, a prosa e a poesia.

As histórias criadas pelos nossos estudantes não se limitaram a trabalhos escolares, viraram verdadeiros livros! Em parceria com a plataforma Estante Mágica, os textos que as turmas do Fundamental I escreveram foram publicados com exemplares reais, que foram autografados por elas. Papais e mamães se emocionaram ao verem seus filhos lançando seus primeiros livros!

O dia também teve muitas participações de convidados especiais. A fotógrafa Marina Klink lançou seu novo livro Vamos dar a volta ao mundo?, em que compartilha suas experiências de viagens por diferentes locais do planeta com sua família. O jornalista Paulo de Camargo conversou com os visitantes sobre como o folclore e as lendas são maneiras de manter as histórias e a cultura de um povo vivas.

Contação de histórias também teve parte com os integrantes do grupo Malas Portam e com a escritora Patricia Auerbach. A Ciça Magalhães, do projeto Comendo Histórias, misturou narrativas e comida em uma atividade com massinhas 4D, que tinham cheiro de diferentes ingredientes! A dupla Lalau e Laurabeatriz também encantou a todos com histórias acompanhadas por ilustrações feitas ao vivo.

A Expoletra 2018 também contou com uma mensagem de um escritor muito especial. O autor Ziraldo gravou um vídeo respondendo a algumas perguntas dos alunos do 4º ano C da Unidade Campo Belo. Esses alunos foram premiados na 2ª Maratona do Livro Infantil e receberam livros autografados pelo Ziraldo, além de um quadro feito especialmente por ele.

A música esteve presente com a apresentação da orquestra de cordas e sopro do Magno. E, claro, uma mostra sobre literatura não ficaria completa sem uma feira de livros! As famílias puderam levar diversos títulos para casa por meio da livraria Casa de Livros. Na Expoletra, é assim: o prazer pela leitura acompanha os alunos por onde forem!