aprendizagem

criativa

Creative Learning

COLÉGIO MAGNO-MÁGICO DE OZ

São Paulo | Brazil

O Colégio Magno/Mágico de Oz está localizado em São Paulo, cidade brasileira que é considerada a maior metrópole da América Latina.

Seu projeto pedagógico se inspira em experiências globais, educando seus alunos para se tornarem indivíduos críticos, criativos e socialmente responsáveis, com sentido da cidadania global.

O Colégio Magno/Mágico de Oz é o que o complexo século XXI exige. Uma escola forte, mas aberta e inclusiva; consistente, mas criativa e ousada; sólida, mas ágil e flexível; global, mas brasileira; tecnológica, mas humana, feita à mão. 

Colégio Magno/Mágico de Oz is situated in São Paulo, brazilian city considered to be the biggest metropolis in Latin America.

The school's curriculum is inspired by global experiences, educating its students to become critical and creative thinkers, socially responsible as in global citizens. 

Colégio Magno/Mágico de Oz meets what the complex XXIst Century expects. A strong, but also open and inclusive school; consistent, but creative and bold; solid, but agil and flexible; global, but also brazilian; technologic, but also human and hand made. 

mag maker

UMA VOLTA

PELA CIDADE...

Responsáveis: Ana Paula Petricelli e Miriam Takahace

De maneira colaborativa, os alunos produziram uma maquete dos arredores da Escola, com base nas informações do Google Maps, desenhando o percurso, ruas, placas e incluindo os estabelecimentos com blocos de montar.  

O objetivo do jogo é levar o carrinho pelo percurso descrito no cartão sorteado, indicando as direções (direita, esquerda, em frente), do local de partida até o local de destino. Para mover o carinho, os participantes precisam usar uma vareta com um imã na ponta. 

Vamos acelerar?

 

LABIRINTO DO 

RATINHO

Responsáveis: Andréa Andreetta e Miriam Takahace

Os participantes do jogo precisam manusear o labirinto e ajudar o ratinho a encontrar a saída.

 

Para a confecção do tabuleiro, com corredores sem saída e desafios, os alunos utilizaram materiais simples como palitos de sorvete, tampinhas de garrafa, rolinhos, papéis coloridos, entre outros. Já o ratinho veloz ganhou forma a partir de uma bolinha de gude. Pura criatividade!

 

Vamos ajudar o ratinho a escapar?

Dentro do Ano Internacional das Línguas Indígenas, proclamado pela UNESCO, nossos alunos colocaram a "mão na massa" e usaram códigos de programação para desenvolver moldes seguindo padrões indígenas. 

O resultado dessa experiência foi uma oficina de customização cheia de criatividade, que exalta a cultura dos povos indígenas e o consumo consciente.

Vamos dar uma nova cara para aquela camiseta que está no fundo do armário?

CUSTOMIZ...
         ANDO!

Responsáveis: Miriam Takahace e Sandra Fialho Martins

ASSOPRE E 

ACELERE!

Responsáveis: Andréa Andreetta e Miriam Takahace

Hora de trabalhar em equipe para construir um carrinho movido a ar. Isso mesmo! Não é tão difícil como parece. Basta alguns materiais simples, sucata mesmo, um canudo e uma bexiga de ar.

 

Pronto!

Agora é assopar e acelerar o seu carrinho.

SISTEMA DIGESTÓRIO

Responsáveis: Silvana Scavone e Tatiana Feldman

As crianças mostraram talento e muito capricho para produzir os órgãos do sistema digestório, usando massinha de modelar. 

Depois de prontos, e com a ajuda da programação, a aula sobre o corpo humano ficou ainda mais esclarecedora e divertida.

JOGO DAS VOGAIS EM BRAILLE

Responsáveis: Silvana Scavone e Tatiana Feldman

O Jogo das Vogais em Braile associa o som, a partir do toque de símbolos em braille, às letras e imagens correspondentes, e foi produzido inteiramente pelos alunos.

O trabalho teve espaço garantido no Fablearn Conference 2019, realizado entre os dias 9 e 10 de março, em Nova York.

ERA UMA VEZ...

Quem não gosta de ouvir uma boa história? 

Para responder a essa e pergunta, os alunos soltaram a imaginação e criaram livros interativos, unindo literatura e programação.

O resultado são histórias contadas com a ajuda de diversos elementos sonoros.

CAÇA AOS TATUS!

Responsáveis: Andréa Andreetta, Christiane Toledo Aragão e Maria Silvia Brega

Em grupos, as crianças colocaram a mão na massa e montaram  um circuito usando sucata e componentes do Scopabits, para motorizar carrinhos.

 

Depois de prontas, as estruturas se transformaram em tatus. Isso mesmo! As crianças desenharam e coloriram os animais em papel, que foram colados nos carrinhos. 

Cadê o tatu que estava aqui?

MAIS

PROJETOS

ROBÔ

DESENHISTA 

O objetivo é produzir robôs utilizando materiais do Kit Scopabits e de sucata, como caixas de leite, copos, tampinhas, garrafas pets, EVA, papelão, entre outros. Além disso, os participantes precisam fixar um motor e canetinhas coloridas nos robôs, para que eles façam desenhos no papel.

 

Uma atividade cheia de surpresas e cores.

Mãos à obra!

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CRIE SEU 

BRINQUEDO

Hora de trabalhar em equipe para construir um carrinho com motor. Ah, mas calma! Não é tão difícil como parece. Basta criatividade, alguns materiais do Kit Scopabits, outros mais simples, de sucata mesmo, além de concentração e estar aberto a novas ideias.

 

Vamos acelerar?

3D PAPER HOUSE

Uma casinha de papel para ensinar sobre sustentabilidade. Esse é o objetivo da 3D Paper House, criada pelos alunos do Infantil II. A criançada utilizou dobraduras de papel para montar os cômodos da casa, que foram guardados numa espécie de livro pop-up. Ao abrir o livro, o público pode interagir com o projeto, acionando comandos que foram programados com o Makey Makey, para ouvir dicas de sustentabilidade. 

Vamos entrar? 

GIROMANIA

Liguem os motores! 

Vamos fazer arte com Scopabits.

NA TRILHA DO ÍNDIO!

Que tal encararmos a trilha do índio?

 

O jogo desenvolvido pelas crianças do 1º ano, da Educação Infantil, uniu cultura maker, tecnologia e elementos da cultura indígena.

O desafio era caminhar pela trilha, a partir de comandos dados por meio da leitura de QR´s Code, disponíveis em cada casa do tabuleiro. 

Quem vai chegar primeiro?

galeria

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Creative Learning

Unidade Olavo Bilac 

Berçário, Educação Infantil e
1ºano do Ensino Fundamental
(11) 5522-1555
olavo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Campo Belo

Educação Infantil e 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental 
(11) 5041-2566  (11) 5532-1741 
cbelo@colegiomagno.com.br 
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Unidade Sócrates 

Ensino Fundamental e
Ensino Médio 
(11) 5685-1300 
magno@colegiomagno.com.br 
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