Física na piscina

Alunos da 2ª série do Ensino Médio analisam conceitos de densidade em uma aula na piscina do Colégio

Ficar de recuperação pode ser um momento difícil, mas nunca é uma punição, e sim uma oportunidade para que os alunos compreendam melhor os conteúdos do bimestre. Foi pensando nisso que as aulas de recuperação de Física para a 2ª série do Ensino Médio passaram por um lugar inusitado: a piscina. Todos caíram na água para estudar mais sobre densidade.

O desafio era compreender por que algumas pessoas flutuam mais do que outras. Os próprios alunos foram objetos da pesquisa. Com a ajuda do professor Denilson Machado, uma série de grandezas dos estudantes foram analisadas. Altura, massa, porcentagem de gordura no corpo e circunferências da caixa toráxica cheia e vazia de cada um foram mensuradas e anotadas pelo professor de Física, Marcos Ono.

Com esses dados em mãos, foi hora de flutuar. A turma boiou na horizontal e na vertical, e mediu quantos centímetros acima da superfície cada um ficou depois de se estabilizar na água. Com mais essa informação, a classe cruzou dados e tirou conclusões. Como realizar o cálculo do volume? Qual é a relação entre volume e massa? Como o nível de gordura no corpo influencia na flutuação? Por que algumas pessoas afundam quase que instantaneamente, enquanto outras têm facilidade em flutuar? Todas essas questões puderam ser debatidas em sala de aula.

A atividade foi tão proveitosa e divertida que até quem não estava de recuperação ficou com uma pontinha de inveja. Mas, com todos os espaços que a escola oferece, aulas diferentes não faltarão.