Física na prática

Alunos da 2ª série do Ensino Médio montam braços hidráulicos nas aulas de Laboratório de Física

O que fazer em um sábado de manhã? Para os alunos da 2ª série do Ensino Médio, este é o momento de ter aulas de Física. Os alunos compareceram em massa para participar de uma atividade diferente no Laboratório de Física do Magno: uma competição entre braços hidráulicos.

A turma se dividiu em grupos e cada um montou seu próprio braço hidráulico usando materiais simples, como papelão, palitos e seringas. Com base em conceitos da matéria, como força e pressão, encheram as seringas com líquidos coloridos e conectaram-nas em diferentes partes das construções, fazendo com que se mexessem usando somente a movimentação dos êmbolos.

No Laboratório, colocaram suas criações à prova. Com o auxílio do professor Sérgio, analisaram qual braço apresentava maior mobilidade e capacidade de segurar materiais mais pesados por mais tempo, bem como a altura que cada um alcançava. Os grupos vencedores receberam um bônus para a média do semestre, mas a participação e o interesse de todos foram os destaques desta manhã!