FLIM

Uma celebração para resgatar a memória e escrever o futuro

Alunos, professores, pais… A comunidade Magno reunida para uma festa: A Festa da Literatura e Inovação do Colégio Magno/Mágico de Oz. Em sua primeira edição, a FLIM aconteceu ao longo de uma semana inteira, com palestras e encontros com autores todas as noites. Nomes como Marcelo Rubens Paiva, Ilan Brenman e os quadrinistas Fábio Moon passaram pelo Magno para um bate-papo.

Também ao longo da semana, espaço para discussões de temas de grande impacto social. Durante a mesa redonda “Da literatura à vida real”, o público conheceu a história de Talal Al-Tinawi e Ghazal Al-Tinawi, sírios refugiados no Brasil desde 2013. O casal deixou a Síria para fugir dos horrores da guerra. A conversa contou com a participação do advogado Edgard Raoul e da arquiteta Raquel Dohler.

No último sábado (08), a FLIM foi palco para a exposição de trabalhos dos alunos. As turmas do 8º Ano apresentaram uma fotobiografia, com imagens que contam sobre suas famílias. Já os alunos das turmas do 7º Ano surpreenderam ao revelarem “Which music rocks your family?”. Foi difícil segurar a emoção!

Em paralelo, os visitantes participaram de uma uma feira de livros, oficinas interativas e mais palestras. Participaram Laerte, Ilan Brenman, Daniel Munduruku, Orlando Pedroso, Fábio Moon, entre outros. A produção literária dos alunos também ganhou destaque e crianças das turmas do Fundamental I autografaram suas próprias obras.

A FLIM teve como tema “Resgatar a memória, inventar o futuro” e foi uma iniciativa comemorada pelos pais, alunos e autores. A escritora Stela Loducca conversou com alunos da Agência de Comunicação Júnior, criada para o evento, e falou sobre a festa literária. “Eu acho muito interessante que as crianças tenham contato com os autores, para que percebam que eles são pessoas como elas e, quem sabe, elas tenham inspiração para algum dia poder escrever também”, explicou Stella.