Fábio Moon e Gabriel Bá

Os Quadrinhos de

A FLIM - Festa de Literatura e de Inovação do Magno - não se limita ao clássico livro. O evento abraça diferentes tipos de textos e de expressões culturais. Como prova disso, o Colégio recebeu os quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, dois dos maiores nomes contemporâneos do cenário de histórias em quadrinhos nacional.

Para uma plateia lotada de pais, colaboradores da Escola e, principalmente, alunos, os quadrinistas falaram sobre o início de suas carreiras com a fanzine Dez Pãezinhos, em 1997, e sobre os desafios que enfrentaram nesses mais de 20 anos trabalhando com HQs. A vontade de contar histórias diferentes dos quadrinhos da época foi o que motivou os irmãos gêmeos. “O tipo de quadrinho que a gente queria fazer era o tipo de quadrinho que não existia nas bancas”, afirmou Moon.

Os autores mostraram que hoje as HQs são amplamente reconhecidas como literatura, tanto que sua adaptação da obra O Alienista, de Machado de Assis, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria de livros didáticos e paradidáticos. Um prato cheio para alunos que buscam trabalhar em áreas criativas. Para eles, os irmãos contaram como funciona seus processos de criação. Além de mostrarem que é bom produzir coisas já sabendo do que o público gosta, eles contaram um pouco sobre como criam seus personagens. “[Para os] personagens mais interessantes, a história nunca é uma linha reta”, disse Bá.

Ao final do encontro, os dois autografaram livros para todos os presentes. Uma ótima maneira de conhecer tipos de textos diferentes!