Fórum Espanha-Brasil

Alunos do Magno discutem sobre patrimônio cultural do país

Os alunos do Colégio Magno tiveram uma oportunidade única. Eles participaram do I Fórum de Patrimônio Jovem Espanha-Brasil, que reuniu jovens estudantes e professores de escolas que integram a Rede PEA-UNESCO, para discutir “Patrimônio Cultural Imaterial e identidade”. O Fórum aconteceu entre os dias 15 e 17 de novembro, no Colégio hispano-brasileiro Miguel de Cervantes, em São Paulo, e foi promovido pela Consejería de Educación de la embajada de España en Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes, com o apoio da Rede PEA-UNESCO. 

 

Representaram o Colégio Magno os alunos Marina Anbar, Camila Venticinque, Patrício Rossi e Isaque Campos, além da professora de Espanhol da Escola, Gisele Silva. A Diretora Geral do Magno, Myriam Tricate, que também é Coordenadora Nacional da Rede PEA-UNESCO, participou da abertura do Fórum e conversou com os estudantes sobre a importância do momento para promover o Patrimônio Cultural como fator de identidade.

 

Inédito no país, o Fórum contou com a participação de cerca de 90 alunos de 12 a 15 anos. Durante três dias, os estudantes participaram de conferências, debates, oficinas e visitas, além de apresentações artísticas, que abordaram temas chave propostos pela Rede PEA-UNESCO do Brasil para o ano 2019. São eles: a aprendizagem intercultural e a diversidade cultural, a conservação e a divulgação do patrimônio, o desenvolvimento de estilos de vida sustentáveis e a diversidade linguística, que é considerada componente essencial do Patrimônio Imaterial da humanidade.


Durante a programação, os participantes ainda puderam conhecer e experimentar elementos da gastronomia, reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Espanha e do Brasil, visitaram o Museu Afro Brasil de São Paulo, que celebra a memória da arte brasileira e afro-brasileira, e ainda participaram de uma animada roda de capoeira.

1/10
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon