Ozlimpíadas 2018
Alunos do Mágico de Oz apresentam habilidades adquiridas nas aulas de Educação Física em manhã cheia de brincadeiras
Ozlimpíadas 2018
Alunos do Mágico de Oz apresentam habilidades adquiridas nas aulas de Educação Física em manhã cheia de brincadeiras
Olimpíadas
Festa para celebrar o esporte nas Olimpíadas Magno 2019
Muito além da aula em casa...
Alunos do Magno recebem óculos de realidade virtual para uma experiência multissensorial que une inovação e história do Brasil
Um desafio foi lançado! Os alunos do 5º Ano do Colégio Magno foram convidados para uma missão cheia de aventura e inovação. Em casa, receberam óculos de realidade virtual para a missão M1-5, que envolve uma série de desafios nas mais diversas aŕeas do conhecimento, com uma atenção especial para a história do Brasil. Ao todo, cinco turmas participaram da fase piloto do projeto.
Combinando o uso da realidade virtual e do Google Classroom, com pesquisas no material didático e na Internet, as crianças usaram os óculos e foram levadas ao espaço, a bordo de uma nave espacial. A cada parada, com o desafio de reabastecer o veículo, elas precisaram mostrar concentração, raciocínio lógico e conhecimento, em um enredo inédito, desenvolvido por nossa equipe pedagógica e pela Virtual Immersive School, startup parceira na iniciativa.
Entre os temas abordados, as crianças observaram os marcos de memória dos povos que constituíram o Brasil; a diversidade cultural; compreenderam os aspectos positivos e negativos das grandes cidades; e ainda puderam desenvolver competências como pensamento crítico e cooperação, sempre com a orientação das professoras.
“A atividade foi sensacional. Nós ficamos encantados com o envolvimento da Bia. Ela veio nos mostrar sobre a questão do café, dos escravos. Foi fantástico”, contou Andrea Perez, mãe da aluna Beatriz Perez, do 5º Ano D.
O recurso de realidade virtual é usado pelas crianças do Colégio Magno desde o ano passado e é fruto de uma parceria com a VIS, desenvolvida por alunos do programa Stanford Ignite, da Universidade de Stanford. A plataforma permite que os estudantes participem de experiências educativas digitais, a partir do uso de óculos de realidade virtual, em aulas criadas pelos próprios professores.
Os alunos que estavam fora da cidade de São Paulo também embarcaram na aventura e participaram da atividade por meio de um aplicativo desenvolvido para computador, numa experiência semelhante ao uso do Google Street View.
Segundo a head de Inovação do Colégio Magno/Mágico de Oz, Piti Azevedo, o uso da realidade virtual como metodologia ativa, potencializa e torna ainda mais dinâmico o processo de ensino-aprendizagem.
“Nós engajamos alunos e professores em todas as fases desse projeto e dedicamos horas de estudo e planejamento, para que essa experiência de aprendizagem fosse multisensorial, sempre com o foco no conhecimento”, explicou.