Inovar para Brasil

Colégio Magno/Mágico de Oz apresenta cases de sucesso para educadores do país em evento do Google

A cada dia, o Colégio Magno/Mágico de Oz vem se caracterizando como uma escola que não só usa tecnologia em sala de aula, mas acredita que ela é fundamental para promover o protagonismo do estudante. O Colégio já possui muitos exemplos de como educação e tecnologia, quando andam de mãos dadas, promovem mudanças significativas. Foram alguns desses casos de sucesso que apresentamos no evento Inovar para Brasil, do Google for Education.

A coordenadora geral e head de Inovação da Escola, Ana Paula Piti, subiu ao palco para falar sobre como o Magno inova ao utilizar as ferramentas Google. Iniciado em 2015, o processo de implementação do Google for Education já trouxe grandes frutos, com mais de 1800 usuários da plataforma, 300 salas de aula digitais e 400 Chromebooks. Toda essa estrutura não significa muito sem um plano pedagógico que se beneficie dela. E foi sobre esse nosso plano que Ana Paula falou.

Ela mostrou como o GSuite inverteu a educação em sala de aula: nosso aluno, que já é nativo digital, ensina professores, pais e até secretários de educação não só sobre conteúdos pedagógicos, mas sobre o uso dos dispositivos digitais. Utilizar a tecnologia cria um ambiente em que o estudante pode ser protagonista de seu conhecimento.

Outro exemplo foi a capacitação fornecida aos colaboradores sobre os serviços Google for Education. Aulas, oficinas e atividades envolvendo as ferramentas engajaram os funcionários, fazendo com que mais de 70 pessoas de diversos departamentos sejam educadores certificados Google.

Além disso, a tecnologia mudou a forma como nosso aluno propaga e documenta o seu conhecimento. Em viagens de Estudo do Meio, ao invés de escrever, eles guardam tudo com fotos e vídeos em seus celulares. Essa mudança no registro pedagógico também envolveu a comunidade pedagógica, que passou a documentar as atividades do dia a dia com mais facilidade.

“Para inovar, é preciso modificar antigos costumes. é preciso renovar, é preciso criar. Inovar significa criar caminhos ou estratégias diferentes. Inovar é inventar; é ter ideias”, diz Ana Paula.