Julgamento de Sócrates

Alunos da 2ª série do Ensino Médio encenam julgamento histórico em atividade das aulas de Filosofia

Um Átruim cheio de árvores e pilastras e alunos vestindo togas e coroas de folhas na cabeça. Quem passava por lá sentia-se na Grécia Antiga. A ambientação foi inesperada, mas perfeita para uma aula de Filosofia. Foi nesse local que os alunos da 2ª série do Ensino Médio reproduziram um fato histórico marcante: o julgamento do filósofo Sócrates.

Nas aulas do professor Eduardo, as turmas aprenderam mais sobre esse acontecimento importante. Além disso, entenderam o contexto da época, as características dos pensamentos socrático e sofista e as acusações que foram feitas a Sócrates. Com toda essa bagagem, dividiram-se em grupos de acusação e de defesa e levantaram argumentos para apresentarem.

No momento da sessão, um convidado especial: o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e pai da aluna Maria Eduarda, João Batista Vilhena Nunes, compareceu ao Colégio para ser o juiz do julgamento.

Os alunos apresentaram seus pontos de vista. Uma parte denunciou Sócrates por corromper a juventude e negar os deuses do Estado grego. Outros apoiaram-no, afirmando que ele buscava trazer a verdade e o autoconhecimento aos atenienses.

Ao final, os demais estudantes do Ensino Médio que acompanharam o debate não seguiram o pensamento dos gregos e votaram pela absolvição de Sócrates, usando pedras brancas e pretas. Alunos do Ensino Fundamental e funcionários do Colégio também assistiram à atividade com grande interesse.

Esta aula representa bem uma filosofia do Colégio Magno: não limitar o conteúdo à sala de aula e usar os espaços do Colégio de maneira criativa, em prol do ensino!