Leitura e empatia

Inspetor de alunos do Magno cria iniciativa de doar livros antigos do acervo do Colégio para diferentes instituições

Antes do início das férias de julho, vários alunos e colaboradores do Magno participaram do projeto Leitores de opinião, no qual sugeriram obras literárias para alunos do Ensino Fundamental I. Esta ação inspirou um inspetor de alunos do Colégio a expandir essa ideia para além da Escola e a doar livros para várias instituições.

Segundo o colaborador Edson Moura, o gosto pela leitura surgiu depois que começou a trabalhar na Escola. “Em 2010 ou 2011, eu vi o cartaz de um livro, me interessei e comecei a ler”, ele diz. A partir de então, começou a frequentar bastante a Biblioteca Central da Unidade Sócrates. Seu interesse pela Literatura foi o que o fez ser convidado a participar dos Leitores de opinião, em 2017.

Indicar livros aos alunos o cativou. Enquanto isso, seus colegas da faculdade de pedagogia, ao saberem que ele é colaborador do Magno, perguntaram se ele não poderia doar obras que sairiam do acervo da Biblioteca para a turma. Depois de realizar algumas doações, resolveu tornar isso um hábito. “Às vezes, eu estou com um livro ou dois na bolsa e dou no ônibus para alguém. Se vejo criança, peço licença para a mãe, que aceita”, afirma ele.

Nas férias, teve a ideia de vestir a camisa dos Leitores de opinião e fazer doações para três locais: o Hospital das Clínicas, a CEMEI Irapará, um colégio estadual no bairro da Vila Missionária e em uma escola no Jardim Ângela. “Eu fiquei feliz de estar fazendo eles felizes. A reação deles foi bem bacana, com os olhos brilhando”, ele afirma.

A partir de agora, Edson será o representante do Colégio para doação de livros para diversas entidades. Ele entende a importância da Literatura: “Por meio dos livros, eu aprendi novas palavras, aprendi a me posicionar, a falar”.