Conferência do Clima

Alunos e professor do Magno participaram de encontro mundial de estudantes durante a COP 25, na Espanha

Alunos do Colégio Magno estão em Madri, na Espanha, participando do #Decarbonize: #Decolonize, um projeto de mobilização colaborativa de aprendizagem em torno de temas como água, biosfera e biodiversidade oceânica, que acontece em paralelo à Conferência do Clima da ONU, a COP 25.

Dois de nossos alunos, Gabriela França e Gabriel Kadowaki, do 1º e 2º anos do Ensino Médio, respectivamente, acompanhados pelo professor de biologia, Jorge Assad, embarcaram para a capital espanhola, onde integram a programação do encontro mundial de estudantes.

Antes da viagem, os alunos participaram de atividades ao longo de quatro meses, em uma plataforma on-line, na qual apresentaram propostas e ideias em uma série de videoconferências interativas com jovens de outras 29 nações. Já na Espanha, nossa dupla passou a desenvolver documentos estratégicos com soluções para as mudanças climáticas.

A convite da organização do projeto, Gabriela França fez parte da comitiva que se reuniu com líderes mundiais, que participam da COP 25, e apresentou o documento com as soluções apontadas pelo jovens. Além disso, a aluna do Magno participou de uma reunião com Manuel Pulgar-Vidal, presidente da COP 20.

Além de apresentar o documento às autoridades, os jovens estudantes garantiram espaço na Blue Zone, onde acontece a programação da COP 25, para discutir o tema, também, com representantes da sociedade civil organizada de todo o mundo.

Este ano, a COP 25 tem como principal objetivo definir estratégias para efetivar o Acordo de Paris, retificado em 2015. O encontro da ONU em Madri segue até o próximo dia 13, com representantes de 200 países.