ESCOLA INOVADORA

 

UM PASSO MUITO IMPORTANTE...

Nos últimos anos, o Magno vem se preparando para um passo que acompanha as tendências mais recentes da Educação em todo o mundo: o uso de recursos educativos digitais em sala de aula, em substituição ao livro didático. A partir deste ano, iniciaremos também a substituição paulatina dos livros didáticos por livros digitais no Ensino Fundamental II.

Trata-se de uma evolução essencial, que aponta para o futuro, permite a difusão de práticas pedagógicas realmente inovadoras e, sem dúvida, também contribui para um mundo mais sustentável. 

 

Começaremos com a adoção de livros didáticos digitais no Ensino Fundamental II, bem como plataformas de produção de textos, entre outras.


O uso de livros didáticos digitais e plataformas interativas vai requerer que os alunos tenham, entre os materiais educativos de caráter obrigatório, um dispositivo que permita a leitura e a navegação: pode ser um tablet ou um notebook. Eventualmente, o próprio celular pode ser utilizado. Contudo, em função das limitações do tamanho da tela e de recursos, recomendamos preferencialmente a adoção dos tablets ou de computadores. Vale lembrar que marcas e tamanhos dos dispositivos são de livre escolha das famílias.

Em todo o mundo, esse processo se denomina BYOD (Bring your Own Device), o que significa assumir esses recursos tecnológicos como parte integrante da vida dos cidadãos do século XXI e, portanto, instrumentos pelos quais todos aprendemos. Assim como são lápis, caneta, calculadora, livros, cadernos, esses dispositivos tecnológicos passam agora a compor o material escolar como qualquer outro, de caráter obrigatório e cotidiano, pelo qual cada aluno será totalmente responsável.

 

Contamos com as famílias ao longo de todo esse processo, em mais um passo que equipara o Magno às mais modernas escolas brasileiras.

 

RECURSOS DIGITAIS

Com foco na formação de leitores, A Taba disponibiliza livros escolhidos por especialistas apaixonados pelo mundo da literatura infantil. A cada dois meses, os alunos receberão em casa o kit do Clube de Leitores, composto por um livro, um Mapa de Exploração da obra, um Passaporte do Leitor, para registrar suas leituras e, ainda, lembranças colecionáveis.

A Essia Educação apresenta para os estudantes um novo formato de material didático digital, que permite à escola utilizar o conteúdo das editoras para montar um material exclusivo e customizado para o projeto pedagógico do Colégio Magno.

Plataforma de leitura, a Árvore de Livros permite que alguns dos livros de literatura infantil e juvenil, trabalhados em sala de aula, sejam lidos em sua versão digital. Além disso, os alunos podem ter acesso, por meio de celulares, tablets ou computadores, a um acervo com milhares de livros, jornais e revistas do mundo inteiro.

Utilizando a Cultura Maker como ponto de partida, o Nave à Vela aposta na construção de uma cultura de Inovação, em que o aluno é o explorador e construtor do seu próprio mundo.

Primeiro e único jornal do Brasil totalmente produzido para jovens e crianças, o Jornal Joca traz noticias e matérias sobre o Brasil, o mundo e o universo infanto-juvenil com uma linguagem simples e de fácil compreeensão. O portal de notícias que pode ser acessado por computadores, tablets e smartphones.

A plataforma Guten é um recurso digital para estimular a leitura e a produção textual e permitirá o aprofundamento do trabalho já realizado na Escola, com diversos novos recursos de ensino. 

Para ajudar no desenvolvimento de competências essenciais para a cidadania e o trabalho, a Rede Y auxilia estudantes a produzir melhores redações. Por meio de uma metodologia de ensino 100% online, a rede oferece ferramentas para que os alunos consigam organizar ideias, criar uma boa argumentação e desenvolvê-la de maneira simples e eficaz.

 
 

 GOOGLE FOR EDUCATION

Apostando no caminho da inovação, o Colégio Magno/Mágico de Oz está sempre em busca de recursos, que associem o programa de ensino do Colégio, com as tendências de inovação progressivamente incorporadas ao nosso cotidiano. Entre os recursos utilizados pelo Colégio, estão as ferramentas de colaboração do Google For Education, que tornam o ensino mais produtivo e colaborativo. O Google ClassRoom, por exemplo, ajuda alunos e professores na organização e acompanhamento de tarefas, além de facilitar a comunicação.

 

PARCERIA

Para dar todo o apoio às famílias nesse processo, o Magno conseguiu renovar uma parceria com a fabricante de notebooks Acer para a compra de chromebooks, ou seja, notebooks de baixo custo e bom desempenho, criados pelo Google, justamente para o uso proposto pelo Magno.

Este é um dos equipamentos que integram o parque tecnológico do Colégio e já estão à disposição dos alunos, mostrando-se completamente adequado para o uso educacional.

 

Há desconto tanto no preço à vista, como parcelamento na venda. Os pais interessados podem conhecer o modelo utilizado pela Escola vindo ao Magno.

É importante ressaltar que o Magno não tem qualquer participação no processo de comercialização do produto, e que as famílias estão livres para escolher seus equipamentos ou mesmo outros modelos de chromebook. 

TIRA DÚVIDAS

Quais dispositivos são recomendados?

É obrigatório?

Sim.  O uso de livros didáticos digitais vai requerer que os alunos tenham entre os materiais educativos, um dispositivo pessoal de caráter obrigatório, que permita a leitura e a navegação de plataformas interativas.

Quais dispositivos são recomendados?

Pode ser um tablet, chromebook ou um notebook. Eventualmente, o próprio celular pode ser utilizado. Contudo, em função das limitações do tamanho da tela e de recursos, recomendamos preferencialmente a adoção dos tablets ou de computadores.

Os dispositivos precisam ser de uma marca específica?

Não. As marcas e tamanhos dos dispositivos são de livre escolha das famílias.

A escola não usará mais livros físicos?

O Magno segue adotando livros didáticos físicos para todas as séries. O processo de substituição das produções, por livros digitais e plataformas interativas, será paulatino e começará pelo Ensino Fundamental II.

É verdade que o uso dos dispositivos pode desviar a atenção dos alunos durante a aula?

Tudo pode desviar a atenção dos alunos! Isso depende muito mais da maneira como se dá essa aula do que da ferramenta que se utiliza. Podemos pensar, inclusive, que os dispositivos, por "conversarem" tão bem com os alunos, podem ser aliados incríveis para que eles se mantenham atentos!

Como terei certeza de que meu filho não acessará sites proibidos no ambiente escolar?

Não se preocupe! O Colégio está preocupado com a segurança digital dos alunos. Nossa rede de internet sem fio impede o acesso a conteúdos inapropriados à faixa etária dos alunos

 

POSSO PERGUNTAR?

                         MANDE SUA DÚVIDA!

 

Unidade Olavo Bilac 

Berçário, Educação Infantil e
1ºano do Ensino Fundamental
(11) 5522-1555
olavo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Campo Belo

Educação Infantil e 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental 
(11) 5041-2566  (11) 5532-1741 
cbelo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Sócrates 

Ensino Fundamental e
Ensino Médio 
(11) 5685-1300 
magno@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização