Aprendizagem Criativa

Colégio Magno participa do FabLearn América Latina, no Uruguai

O Colégio Magno segue a trilha da Aprendizagem Criativa. Depois de participar do FabLearn em Nova York, a Escola esteve em Montevidéu, no Uruguai, para o FabLearn América Latina 2019. O evento de cultura maker, realizado nos dias 8 e 9 de novembro, reuniu educadores, pesquisadores e estudantes, para discutir e apresentar projetos de aprendizagem “mão na massa”.

 

Como uma Escola criativa e ousada, o Magno se une a outras escolas brasileiras como a Concept Brazil e Avenues School, que também integraram a programação do FabLearn América Latina 2019, estimulando uma educação que aposta no protagonismo, na criatividade e no engajamento dos alunos.

 

O Magno apresentou sete projetos - selecionados pela curadoria do FabLearn América Latina - que possibilitaram, além da exibição dos trabalhos, a produção de oficinas. Ministradas pelas professoras Andréa Andretta, Ana Paula Petricelli e pela Produtora de Inovação, Miriam Takahace, as atividades permitiram que os visitantes colocassem a “mão na massa” para conhecer as ferramentas, os materiais e as técnicas usadas na fabricação dos projetos. 

 

Quem conheceu os trabalhos apresentados pelo Colégio Magno foi o Associate Professor of Communications, Media and Learning Technology Design da Columbia University, Paulo Blikstein. O brasileiro, criador do projeto FabLearn, que dissemina a educação maker em 15 países, demonstrou interesse pelos projetos, em especial, pelos materiais utilizados pelos alunos.

 

Entre as atividades que foram apresentadas estão o labirinto do ratinho, um jogo de tabuleiro com corredores sem saída e desafios, em que os alunos utilizam materiais simples para produzir o jogo; uma volta pela cidade, maquete produzida de maneira colaborativa pelas crianças, que desenharam os arredores da Escola, com base nas informações do Google Maps, e propõe que os jogadores levem o carrinho pelo percurso descrito no cartão sorteado; além de uma oficina de customização com símbolos e padrões indígenas, entre outros. 

 

Conheça aqui todos os trabalhos apresentados no FabLearn América Latina 2019!

1/12
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Unidade Olavo Bilac 

Berçário, Educação Infantil e
1ºano do Ensino Fundamental
(11) 5522-1555
olavo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Campo Belo

Educação Infantil e 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental 
(11) 5041-2566  (11) 5532-1741 
cbelo@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização

Unidade Sócrates 

Ensino Fundamental e
Ensino Médio 
(11) 5685-1300 
magno@colegiomagno.com.br 
Mapa de localização