Aprendizagem Criativa

Colégio Magno participa do FabLearn América Latina, no Uruguai

O Colégio Magno segue a trilha da Aprendizagem Criativa. Depois de participar do FabLearn em Nova York, a Escola esteve em Montevidéu, no Uruguai, para o FabLearn América Latina 2019. O evento de cultura maker, realizado nos dias 8 e 9 de novembro, reuniu educadores, pesquisadores e estudantes, para discutir e apresentar projetos de aprendizagem “mão na massa”.

Como uma Escola criativa e ousada, o Magno se une a outras escolas brasileiras como a Concept Brazil e Avenues School, que também integraram a programação do FabLearn América Latina 2019, estimulando uma educação que aposta no protagonismo, na criatividade e no engajamento dos alunos.

O Magno apresentou sete projetos - selecionados pela curadoria do FabLearn América Latina - que possibilitaram, além da exibição dos trabalhos, a produção de oficinas. Ministradas pelas professoras Andréa Andretta, Ana Paula Petricelli e pela Produtora de Inovação, Miriam Takahace, as atividades permitiram que os visitantes colocassem a “mão na massa” para conhecer as ferramentas, os materiais e as técnicas usadas na fabricação dos projetos.

Quem conheceu os trabalhos apresentados pelo Colégio Magno foi o Associate Professor of Communications, Media and Learning Technology Design da Columbia University, Paulo Blikstein. O brasileiro, criador do projeto FabLearn, que dissemina a educação maker em 15 países, demonstrou interesse pelos projetos, em especial, pelos materiais utilizados pelos alunos.

Entre as atividades que foram apresentadas estão o labirinto do ratinho, um jogo de tabuleiro com corredores sem saída e desafios, em que os alunos utilizam materiais simples para produzir o jogo; uma volta pela cidade, maquete produzida de maneira colaborativa pelas crianças, que desenharam os arredores da Escola, com base nas informações do Google Maps, e propõe que os jogadores levem o carrinho pelo percurso descrito no cartão sorteado; além de uma oficina de customização com símbolos e padrões indígenas, entre outros.

Conheça aqui todos os trabalhos apresentados no FabLearn América Latina 2019!