Mão na massa com o mundo

Magno promove oficina maker, que colocou crianças de vários lugares do mundo para criar

Usar a imaginação e a criatividade para criar soluções para desafios com as próprias mãos. Esta foi a proposta da mais recente oficina maker que aconteceu na Unidade Campo Belo. Porém, este tipo de atividade já é comum na Escola. A diferença foi que, além dos nossos alunos, convidados e crianças do mundo todo também participaram!

Organizada pelo Magno, pelo ScopaBits e pela rede Fab Lat Kids, a oficina Insetos Motorizados desafiou todos a criarem insetos que se moviam sozinhos, utilizando somente itens simples, como papel, papelão, canetinhas e baterias. Trabalho em grupo e muitas ideias foram necessários para alcançar esse objetivo.

O Colégio recebeu o grupo de Voluntariado do Magno, junto com crianças da ONG Recica, que desenvolveram seus próprios bichos e deram-lhes cores, nomes e características diferentes.

Por meio de videoconferência on-line, nossos alunos entraram em contato com crianças de instituições de ensino de outros países, que estavam ao vivo realizando a mesma atividade, como a Associação Fab Lab Córdoba, em Córdoba, na Argentina; a Escuela Primária Benito Juárez, de Monterrey, no México; e a Fondazione Mondo Digitale, de Roma, na Itália. Aqui no Brasil, os alunos da EPG Jorge Amado, em Guarulhos, também estavam empenhados em suas criações.

Além de um momento para conhecer eletrônica e robótica na prática, foi uma oportunidade para todos trocarem experiências!