Mão na massa... em casa!

Magno promove atividades lúdicas familiares e projetos mão na massa para crianças em casa durante a quarentena

Com as crianças em casa devido à pandemia do novo coronavírus, muitos pais ficam preocupados com a educação de seus filhos, afinal, a mudança de aulas presenciais para on-line traz o receio de uma ruptura no processo de aprendizagem. Pensando nisso, o Colégio Magno/Mágico de Oz, além de oferecer a seus estudantes uma eficaz plataforma de aprendizagem virtual, envolveu suas famílias em atividades práticas off-line, permitindo a interação familiar e reforçando a noção de que a educação não está somente dentro da escola.

Ciências

Um exemplo desta iniciativa é o projeto Experimentando em Casa. Desenvolvido pela equipe de Ciências do Colégio, seu propósito foi trazer noções científicas para o dia a dia das crianças usando cultura maker, por meio de atividades desplugadas e mão na massa. Usando materiais cotidianos da casa, os alunos do Ensino Fundamental I aprenderam sobre classificação alimentar dos animais construindo suas próprias réplicas dos bichos usando papel, caixas e tampinhas; conheceram mais sobre o ciclo da água observando o derretimento do gelo próximo à janela do quarto; e descobriram mais sobre a decomposição dos alimentos usando os próprios alimentos da residência.

Os resultados dos experimentos são, então, compartilhados entre alunos e professores por meio de lives com as turmas. “Temos um processo metodológico e a preocupação com o tipo de material que o aluno está usando”, afirma Daniela Fernandes, coordenadora da área de Ciências da Escola. “Mas a gente também entende que o material diferente que o aluno usa é também mais um motivo de discussão. A gente estuda as propriedades da matéria”.

Literatura

Outra recente proposta apresentada pelas professoras do 4º ano do Ensino Fundamental foi a ambientação de quartos e salas de estar para leitura de contos árabes.

Por meio da plataforma digital Árvore de Livros, que disponibiliza uma série de obras literárias virtualmente e está presente nas aulas regulares do Colégio, as famílias foram convidadas a ler clássicos como Aladim e a Lâmpada Maravilhosa, Simbad, o Marujo e Ali Babá e os Quarenta Ladrões. A partir da leitura, pais e crianças imaginaram suas próprias casas como uma tenda árabe, usando lençóis para criar ambientes e vestimentas que remetiam aos personagens dos livros.

Essa é somente uma das iniciativas de incentivo à literatura promovidas pelo Colégio. Em breve, será lançada a Biblioteca Virtual, um ambiente no site da Escola em que visitantes poderão conferir obras, assistir a vídeos de contação de história e de entrevistas com autores, receber dicas de novos livros e ler resenhas produzidas pelos próprios alunos sobre uma série de títulos.

Aulas on-line

Apesar de promover atividades off-line, o Colégio Magno/Mágico de Oz trabalha com uma forte estrutura de aulas ao vivo via videoconferência. Há cinco anos, o Colégio utiliza a plataforma Google for Education, que fornece uma série de recursos educativos pela internet, como salas de aula virtuais, em que alunos podem receber tarefas e avaliações, e programas de lives, como o Hangouts. Em 2018, o Colégio foi reconhecido como a oitava instituição de ensino do país a ser Escola de Referência Google for Education.

Pelo uso cotidiano dos sistemas digitais, a Escola não encontrou resistência dos alunos na migração para um sistema de ensino à distância. Com o bom resultado, foi estendida a utilização dessas plataformas para crianças da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental I, sempre com acompanhamento dos pais e professores.