Figurinhas matemáticas

Turmas do 6º ano trabalham com múltiplos e divisores, usando figurinhas do álbum da Copa do Mundo

Em época de Copa do Mundo, é fácil encontrar pessoas que estão colecionando figurinhas para o álbum do campeonato mundial. No Magno, não é diferente! É comum ver grupos de alunos trocando repetidas e jogando bafo. Mas há algo a mais que possa ser feito com essas figurinhas? Que tal Matemática? Foi o que aconteceu com os alunos do 6º ano em uma aula especial sobre múltiplos e divisores.

As turmas do Ensino Fundamental II se encontraram com o professor e coordenador do Ensino Médio, Sassi, para a atividade. Os alunos se dividiram em grupos, escolheram um dos países que participarão dos jogos e separaram os cromos da seleção correspondente.

Usando o número de cada figurinha, organizaram-nas em um diagrama de divisibilidade. Assim, perceberam que há números que podem ser divididos por vários divisores diferentes. Cada grupo colou as figurinhas nos diagramas e apresentou o resultado do trabalho à professora de Matemática. Foi um bom uso das figurinhas repetidas!