Volumes e massas

Turmas do 5º ano participam de atividade para conhecer melhor as diferentes grandezas físicas

O que pesa mais: um quilo de chumbo ou um quilo de penas? Todo mundo já se confundiu alguma vez com essa pergunta, devido à relação entre volumes e massas. Para conhecerem mais sobre estas grandezas, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental fizeram experiências nas aulas de Matemática.

Usando a balança de precisão do MagLab, eles mediram a massa dos diferentes recipientes do laboratório. Ao enchê-los com diferentes substâncias, como água e areia, perceberam que alguns deles ficaram mais pesados que outros. Como pode ser?

A resposta está na densidade. Com recipientes graduados, os alunos puderam perceber que o mesmo volume de materiais diversos correspondem a massas variadas. Com esse conceito, as crianças compreenderam a relação entre grandezas físicas e fizeram cálculos no Laboratório de Matemática.

O que pesa mais: um quilo de chumbo ou um quilo de penas? Essa pergunta não confunde mais o 5º ano!