Construindo casas

Arquitetas visitam o Mágico de Oz para mostrar o passo a passo da construção de um lar

O projeto “Minha casa é todo lugar” continua a todo vapor! Os alunos do Mágico de Oz realizaram várias atividades de construção de casas com brinquedos, mas algumas perguntas surgiram. Como se faz uma casa de verdade? E o que é usado para construí-la? Ninguém melhor para responder a essas perguntas do que uma arquiteta! Melhor se forem duas! Melhor ainda se elas forem mães de crianças da escola!

Foi o que aconteceu com as turmas da Unidade Olavo Bilac. As arquitetas Amália Lindenberg - mãe da Catarina, do Maternal - e Bianca Narita - mãe do Antonio, do Infantil I - foram à escola para mostrar o que é necessário para se construir uma casa. Nossos alunos já sabiam qual era o primeiro passo: um projeto! É preciso desenhar a casa, assim como fazem nas aulas. Eles viram de perto várias plantas de casas diferentes e entenderam como interpretá-las. Todos conseguiram ver onde ficavam os cômodos e imaginaram como as casas ficariam quando prontas.

Mas como sair do desenho para uma obra real? Com muitos tijolos, cimento e outros materiais! As crianças puderam manusear vários objetos de construção e perceber para que serve cada um deles. O peso do tijolo, o formato da telha, o tamanho da trena, a função dos canos, tudo foi analisado pelos alunos enquanto eles examinavam os equipamentos.

As arquitetas também reforçaram que o uso de roupas de segurança também é muito importante para quem está em um ambiente de obras. Botas e capacetes são necessários para que não haja acidentes de trabalho. Todos puderam experimentá-los também!

O processo de construção de casas é um dos focos do projeto “Minha casa é todo lugar”. As atividades permitem que as crianças desenvolvam noções de espaço, interpretação de diferentes textos e cálculo, além de incentivarem o pensamento criativo.