Mundo Maker, mundo Magno!

Alunos do Magno participam de oficina de Aprendizagem Criativa com crianças de diversos lugares do mundo

As turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I do Magno/ Mágico de Oz deixaram a criatividade correr solta em uma oficina maker na última quinta-feira, dia 13, no Laboratório de Artes da Unidade Sócrates.

Os alunos montaram brinquedos e enfeites de Natal, utilizando materiais simples como papelão, tinta, fitas coloridas. E tecnologia! A atividade é uma parceria com a Rede Fablat Kids e o ScopaBits, um projeto que permite o ensino da tecnologia, por meio do uso componentes eletrônicos básicos e de baixo custo.

Bonecos de Neve, enfeites para árvores de Natal e um Papai Noel fantoche são apenas alguns exemplos da produção assinada pela criançada, que caprichou na imaginação e criatividade. “Comecei a fazer uma rena. Mas mudei de ideia”, contou Bruna, sete anos, enquanto finalizava a pintura de um rolo de papelão. “É um presente para a minha mãe”, explicou.

Mas todo esse trabalho não ficou restrito aos muros da escola. Graças a uma videoconferência, nossos alunos - também nas Unidades Campo Belo e Olavo Bilac - acompanharam ao vivo a produção de outras crianças. No Brasil, os alunos do  EPG Jorge Amado, em Guarulhos, deixaram livre a imaginação. Além disso, a mesma atividade foi realizada mundo afora, por turmas na FabLab Yucatán, no México; Fab Lab Innovation Gym, na Itália; e FabLab Córdoba, na Argentina.